Quarta, 22 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Santarém - PA

Cidades Privatização

Serviço de energia elétrica em Tucuruí é privatizado

Nesta segunda-feira (2), famílias ocuparam a frente da Vila da Eletronorte, onde fica a sede repassada para a Equatorial Energia, em Tucuruí, sudeste do Pará.

02/08/2021 às 17h18
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará
Compartilhe:
Imagens de Internet
Imagens de Internet

Os moradores afirmam que o serviço de fornecimento de energia das casas onde vivem foi privatizado. Seriam 12 mil pessoas afetadas e que ainda não sabem como será esse serviço de agora em diante.

Segundo a Equatorial Energia, o processo de incorporação das redes de distribuição das vilas permanentes de Tucuruí visa a regularização dos consumidores lá existentes junto à área de concessão, e que está seguindo estritamente as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em nota, a Equatorial alegou que “é obrigação das concessionárias de distribuição de energia o atendimento pleno e isonômico de todo o mercado consumidor do seu território de concessão, e neste ensejo, observa-se que as vilas se apresentam em situação irregular perante a legislação do setor elétrico, haja vista que não se encontra atendida pela concessionária do estado, situação que é inclusive de conhecimento da Aneel”.

Em recomendação, a agência destacou que, dentro das vilas, o fornecimento atualmente é realizado pela Eletronorte, por meio da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que não possui concessão do poder concedente para tal atendimento. O órgão determinou que fosse feito o processo de regularização da situação, para que o atendimento passe para a concessionária de distribuição, assim como já ocorre com todos os demais consumidores do estado.

De acordo com a distribuidora, foram seguidos “todos os procedimentos legais e normativos, inclusive realizando reuniões com a associação de moradores para esclarecer como será feito o processo de incorporação das redes e sanar quaisquer dúvidas existentes”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.