Quarta, 22 de Setembro de 2021
33°

Poucas nuvens

Santarém - PA

Cidades Massacre em Altamira

Massacre em Presídio de Altamira completa dois anos

Uma ala inteira da penitenciária foi destruída e 58 detentos foram mortos, a maioria, por asfixia. Dezesseis deles foram decapitados por outros presos.

29/07/2021 às 10h23
Por: RB1Notícias Fonte: Confirma Notícia
Compartilhe:
Massacre em Presídio de Altamira completa dois anos

Nesta quinta-feira (29) completa dois anos de um dos maiores massacres em penitenciárias do Brasil. Em 2019, em um tragédias que muitos defendem como anunciada, 58  detentos foram mortos dentro do Centro de Recuperação Regional de Altamira. Outros quatro morreram durante a transferência, totalizando 62 vítimas. 

Era uma segunda-feira de manhã, quando começou uma rebelião. Dentro da cadeia, um grupo iniciou um incêndio usando colchões. O conflito entre dois grupos rivais, o Comando Classe A rompeu seu pavilhão e o pavilhão do Comando Vermelho às 7h quando acontecia a abertura para o café da manhã. 

Uma ala inteira da penitenciária foi destruída e 58 detentos foram mortos, a maioria, por asfixia. Dezesseis deles foram decapitados por outros presos.

Quinze detentos que seriam de uma facção foram identificados como líderes do motim e foram transferidos para outras unidades prisionais do estado e até para presídios federais. Durante a transferência para a cidade de Marabá, um dia após o massacre, 4 detentos foram mortos dentro de um caminhão cela do estado. 

Corpos IML

Identificar os corpos foi uma tarefa difícil para a equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.  O trabalho foi demorado e um caminhão frigorífico teve que ser usado como apoio logístico, já que no local não havia espaço suficiente. Em cima do prédio, os urubus sobrevoavam e chamavam atenção.

Alguns corpos só foram identificados por exames de DNA. 

Investigação 

Uma força-tarefa foi montada para investigar as responsabilidades pelo massacre. Um dos inquéritos foi concluído com mais de mil páginas. 84 detentos foram indiciados por envolvimento na chacina e respondem a crimes como homicídio qualificado, dano, organização criminosa e motim.

A Susipe chegou a divulgar um tempo depois as imagens do momento em que os detentos iniciam a rebelião.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Altamira - PA
Sobre o município Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

Qui 33°C 24°C
Sex 33°C 24°C
Sáb 34°C 24°C
Dom 34°C 24°C
Seg 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete