Saúde Humanização

Dia do amigo: Projeto “Amizade na UPA de Santarém” motiva colaboradores a contarem histórias

Durante cinco dias, os colaboradores da Unidade participaram de várias atividades entre amigos do setor.

21/07/2021 09h34 Atualizada há 2 semanas
Por: Andria Almeida Fonte: Ascom - UPA e HMS
Dia do amigo: Projeto “Amizade na UPA de Santarém” motiva colaboradores a contarem histórias

Dia 20 de julho é o Dia Internacional da Amizade e é considerada por muitas pessoas uma data para celebrar aquele sentimento de afeto, simpatia, estima ou ternura que sentimos pelas pessoas que estão ao nosso redor. Por esse motivo, duas recepcionistas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santarém decidiram realizar o projeto “Amizade na UPA”, onde várias ações foram feitas ao longo da semana com os colaboradores da Unidade. Entre as atividades está o concurso “Selfie Friend”, que premiou hoje as duas melhores histórias de afeição entre dois amigos.

O projeto iniciou na última segunda-feira com a ornamentação do corredor da UPA, onde é possível ver o nome da equipe multiprofissional de todos os plantões em um painel com o nome "árvore da amizade" e ainda dos que não atuam mais na Unidade, este último motivou os plantonistas a escreverem o nome dos colegas que mais sentem falta no convívio do trabalho. Outra ação que levou alegria no ambiente hospitalar foram as fotos dos colegas de profissão afixadas na porta de cada setor.

Segundo Adrielle Rabelo, recepcionista e idealizadora do projeto, a motivação em realizar todas as ações foi perceber que existiam muitas pessoas com vínculos fortes de amizade dentro da Unidade e ainda para motivar bons sentimentos no dia-a-dia do trabalho.

“É gratificante ver a alegria deles, foram cinco dias de muitas declarações de bons sentimentos. A gente conseguiu contemplar todos os setores e a maioria se envolveu nas atividades. Todos ganharam lembrancinhas e a decoração vai ficar até o final do mês”, explicou.

A diretora geral da UPA, Christiani Schwartz, destacou que o momento atual de pandemia do coronavírus fortaleceu muito os laços de carinho e respeito entre os profissionais.

“Apesar de estarmos em um ambiente complexo e crítico, as pessoas precisam dar uma parada no seu dia e ver que existem coisas importantes para se comemorar. Quando as meninas apresentaram o projeto logo aprovamos, o Instituto Mais Saúde preza e apoia essas iniciativas de humanização e afeto”, afirmou.

Durante os cinco dias, os colaboradores foram convidados a manifestar carinho e atenção uns com os outros, deixando um recado de apoio e motivação. A criatividade aliada à gentileza foram a base para a ação, que envolveu toda a equipe da UPA.

A auxiliar de serviços gerais, Socorro Santos, considerou a iniciativa “incrível e bastante criativa”, pois gerou a oportunidade de os colegas se aproximarem ainda mais e trouxe mais motivação ao ambiente de trabalho.

“São pessoas que a gente convive diariamente, muito são como se fosse da nossa família. Eu gostei muito de ver meu nome e minha foto, senti um reconhecimento”, concluiu.

História de amizade na UPA

O concurso “Selfie Friends” teve 14 inscritos, onde cada um contou a história de amizade com o colega de trabalho. Segundo Adrielle, a votação contou com a participação de três professoras da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), onde foi analisado o texto mais emocionante e autêntico.

Entre os participantes está a Cleucimara Costa, ela conta sobre o vínculo de confiança que adquiriu com a auxiliar administrativo, Geana Sá. Na carta enviada ao concurso, está escrito sobre a aproximação das duas que começou após Cleucimara ser transferida para atuar no setor do faturamento.

“Nossa amizade tem 6 meses, mas de muita parceria. A Geana sempre se preocupa comigo, me ajudou nos momentos difíceis, ela é forte, gosta de falar bastante e eu de ouvir. Agradeço a Deus por nossa amizade que vai além do horário de trabalho”, enfatizou.

Outra história de laços fraternos entre amigas é da técnica em radiologia, Adna da Silva e da Tânia Santos, recepcionista, elas contam que a amizade é antiga, começou na adolescência. As duas estudaram juntas o ensino médio, mas Adna precisou sair da cidade e 20 anos depois houve o reencontro das duas na Unidade de Pronto Atendimento.

“Eu fiquei extremamente feliz em encontrar minha amiga Tânia, foi um presente. No período do pico da pandemia o nosso carinho e cuidado aumentou ainda mais”, relatou Adna.

As duas estão fazendo faculdade juntas e afirmam que além do trabalho elas se ajudam nos estudos. “Não me vejo sem a amizade dela”, finalizou Tânia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.