Brasil Operação Sumaúma

Tenente-coronel Lira, Comandante do 53º BIS fala sobre a “Operação Sumaúma”

O objetivo é realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, em especial o desmatamento ilegal.

14/07/2021 13h05
Por: RB1Notícias
Militares embarcando para a operação. Foto: 53° bis/Comunicação
Militares embarcando para a operação. Foto: 53° bis/Comunicação

O Comandante do 53º Batalhão de Infantaria e Selva (53º BIS), Tenente-coronel Lira, em entrevista coletiva à imprensa, na última terça-feira (13), deu mais detalhes sobre a “Operação Sumaúma”, que, desde o dia 28 de junho de 2021, através de autorização do Decreto 10.730, do Governo Federal, vem atuando contra delitos ambientais.

A operação, coordenada pelo Comando Conjunto Norte (CCjN), em parceria com a 23ª Brigada de Infantaria e Selva de Marabá, ocorre em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, áreas de propriedade ou sob posse da União e, mediante requerimento do governador, em outras áreas do Pará. O objetivo é realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, em especial o desmatamento ilegal.

O decreto autorizou que as forças armadas prestem apoio às grandes agências ambientais: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Compete ao 53º BIS atuar principalmente nos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão, ambos localizados no sudoeste paraense. Para cumprir a atividade, segundo Lira, foram desdobradas duas bases de operação. Uma está em Novo Progresso; a outra, em Moraes Almeida.

A base de Novo Progresso será ocupada por tropas do 53º BIS, que vão prover apoio logístico, inteligência e segurança, para que as agencias ambientais possam cumprir as atividades com eficiência. Já a de Moraes Almeida será formada por tropas do 51º BIS, sediado em Altamira. Os militares se deslocaram de Itaituba para a localidade.

Durante as ações, os participantes atuam na prevenção e repreensão dos delitos ambientais. Na parte preventiva, os agentes conscientizam a população por meio de orientações e distribuição de panfletos.

Em cada base, há uma célula na qual os interessados podem tirar dúvidas acerca da operação, que está prevista para acontecer até o dia 31 de agosto de 2021, podendo ser prorrogada pelo governo.

Fonte: Plantão 24 horas News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.