Saúde Humanização

Humanização: Pacientes do Hospital de Campanha de Santarém participam de projeto de música

O projeto ‘Visita Musical’ leva música para as enfermarias através do talento musical de alguns colaboradores da Unidade.

14/07/2021 09h21
Por: Andria Almeida Fonte: Ascom - HCS
Humanização: Pacientes do Hospital de Campanha de Santarém participam de projeto de música

 

Quem nunca recorreu a uma música para relaxar, animar, ou simplesmente deixar o ritmo levar o corpo na hora de praticar atividades físicas, com a escolha de uma trilha sonora para gerar motivação. Diante disso, a música virou protagonista no projeto ‘Visita Musical', que começou a ser realizado nesta terça-feira, 13 de julho, nas enfermarias do Hospital de Campanha de Santarém (HCS). Um projeto que busca proporcionar um ambiente hospitalar leve e descontraído aos pacientes que fazem tratamento da covid-19.

A psicóloga da Unidade, Narjara Dantas, explica que a ação traz inúmeros benefícios como redução do estresse e ansiedade para os pacientes que além de enfrentar a doença, lidam com o afastamento físico da família, amigos e trabalho. Segundo a psicóloga, as músicas têm o poder de ativar o cérebro de uma forma geral, pois quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas cerebrais também são ativadas como movimento, memória, atenção e emoção.

"Os efeitos positivos da música no cérebro, segundo estudos, são capazes de liberar dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer", afirmou.

As músicas também podem estar associadas às memórias, tendo o poder de “transportar” as pessoas para um momento marcante já vivido, isso, quando associamos experiências vividas com uma melodia, como relatou o paciente José Rocha Filho, 55 anos, que após ouvir as músicas lembrou das rodas de violão realizadas com amigos e família, na casa onde mora.

“Essas músicas me lembram o som ao vivo que sempre tem na minha casa. Hoje, eu estou me recuperando longe da família, só falo com eles por vídeo. Não é fácil, mas a música acalmou meu coração e renovou minhas esperanças. Logo logo estarei com eles novamente”, disse entre lágrimas.

Emocionado, ele fez um apelo. ‘Quem está bom e não pegou covid, fique em casa e se cuide. Pelo amor de Deus, essa doença é cruel’, concluiu.

E por falar em esperança renovada, para a paciente Valdenora Maria Ribeiros, 55 anos, o sentimento veio em dose dupla. Ela participou de dois projetos no mesmo dia, o primeiro foi a ação da ‘Cabine do Amor’, onde recebeu um abraço das filhas e em seguida, ao retornar para o leito, pôde ouvir músicas na atividade da ‘Visita Musical’.

‘Eu estava muito triste, tristinha mesmo, mas todos aqui são muito esforçados para nos deixar mentalmente motivados e felizes. Esses projetos são maravilhosos. Quando vi a enfermeira cantando, senti que levantou a alma’, agradeceu sorrindo.

 

Sobre o projeto

 

A ação foi pensada pelos setores psicossocial e de comunicação da Unidade, e será realizada uma vez por semana, com cerca de 20 minutos de música em cada enfermaria. A ação dá a possibilidade do paciente pedir a música que gosta.

A cada ala clínica o projeto ganha reforço dos colaboradores daquele setor, que juntos formam um belo coral.

Os vocalistas do projeto são os colaboradores da Unidade, Carlos  Victor e a cantora profissional Luciana Brito de Sousa, que atuam nos setores de almoxarifado e raio x, respectivamente. Luciana contou que em sua trajetória como artista sempre cantou em barzinhos para pessoas consideradas saudáveis, no entanto, o projeto lhe trouxe uma experiência única.

“Foi muito gratificante trazer música e um pouco de alegria para os pacientes, acredito que a música é alegria. Foi muito lindo ver eles curtindo as melodia e tentando interagir. O momento foi um presente para eles e para mim’, conclui.

O HCS é fruto de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Santarém e é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde.

 

Ascom - HCS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.