Saúde Santarém

Sete metas do programa “Segurança do Paciente” promove mudanças nos setores do HMS

O Programa Nacional de Segurança do Paciente trabalha com sete metas que são: a correta identificação do usuário, comunicação efetiva entre as equipes, cirurgia segura, higiene de mãos, segurança de medicamentos, quedas e lesões por pressão.

13/07/2021 17h54
Por: RB1Notícias Fonte: ASCOM HMS
Divulgação
Divulgação

Com o protagonismo para a equipe de enfermagem, o Núcleo de Segurança do Paciente realiza ações em todos os setores do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), onde é distribuído e aplicado os protocolos criados exclusivamente para atender as necessidades da Unidade. O intuito do núcleo é fortalecer os fluxos de proteção aos pacientes, principalmente quanto aos riscos comuns que podem acontecer com quem frequenta um serviço de saúde, reduzindo e prevenindo falhas que podem ser evitadas. 

O Programa Nacional de Segurança do Paciente trabalha com sete metas que são: a correta identificação do usuário, comunicação efetiva entre as equipes, cirurgia segura, higiene de mãos, segurança de medicamentos, quedas e lesões por pressão. Cada tema desse é trabalhado nos setores do Hospital pelas supervisoras e enfermeiras assistenciais. O núcleo começou a ser aplicado no HMS a partir do incentivo do Hospital Moinhos de Vento, que é parceiro do Programa Nacional.

A enfermeira responsável pelo núcleo, Silvia Barbosa, aponta que após o período experimental, as equipes estão mais familiarizadas com esses processos. No entanto, para uma efetivação assertiva é preciso que haja uma integração da equipe multiprofissional.

“Um dos objetivos de materializar esses processos é justamente deixar eles sempre acessíveis para o paciente, para que em caso de dúvida a consulta seja facilitada. A equipe precisa estar bem alinhada com as informações”, disse ela.

A meta mais importante no Hospital é a de identificação do paciente, pois, segundo Silvia, grande parte dos erros nos processos acontece pela escrita errada do nome completo. Segundo ela, recentemente foi realizada uma palestra no laboratório a fim de evitar erros na descrição do documento. 

“A maioria dos erros durante o procedimento de coleta de sangue é considerado humano. Muitas vezes esses erros ocorrem, pois, alguns profissionais não seguem os procedimentos padronizados de coleta de sangue venoso, e com isso, acaba colocando em risco a segurança dos pacientes”, explicou. 

Paciente Seguro no HMS

Diversas ações foram realizadas no HMS desde a instalação do projeto piloto, como a I e II semana do paciente seguro, fóruns de discussões e treinamentos, ações voltadas a cada meta até a concretização do setor que assumirá o papel de integração, monitoramento e apresentação de indicadores.

No ano passado, uma representante do HMS foi convidada a participar do evento nacional de exposição de indicadores do Paciente Seguro. A única representante do Norte foi até Brasília (DF) para apresentar as experiências do processo de implantação do programa e ainda como a equipe se empenhou para alcançar os resultados.

A diretora geral do HMS, Christiani Schwartz, disse que a instalação do setor está voltada principalmente para o exercício das boas práticas. Além disso, é um reforço para o empoderamento do conhecimento desses profissionais que estão na assistência direta com o paciente. “É um trabalho de base que tem buscado tornar esses métodos parte das rotinas dos profissionais que atuam no ambiente hospitalar. A consolidação do setor da Segurança do Paciente é a materialização do compromisso com o bem-estar do paciente”, finalizou ela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 07h41 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

24° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.