Polícia Jacareacanga

Polícia Federal prende vice-prefeito de Jacareacanga em operação contra garimpos em terras indígenas

Valmar Kaba Munduruku estava foragido e, segundo a PF, participou dos ataques à base operacional do policiamento em maio deste ano.

09/07/2021 15h27
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará
Operação Mundurukânia 2 — Foto: Divulgação PF
Operação Mundurukânia 2 — Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal informou que prendeu um dos alvos da operação Mundurukânia II na última quinta-feira (8), no município de Itaituba, no sudoeste do Pará. O preso é o vice-prefeito de Jacareacanga, Valmar Kaba Munduruku, que estava envolvido nos ataques à base operacional da PF em maio deste ano.

Segundo a PF, suspeito se entregou na delegacia. Estava foragido após ter mandado de prisão decretado pela Operação Mudurukânia II. Na primeira fase da investigação, a PF apurava o envolvimento do vice-prefeito em garimpos ilegais na região.

A operação Mundurukânia I, que teve como objetivo o combate da prática clandestina de garimpos nas terras indígenas, terminou em conflito. Forças de segurança da Polícia Federal foram surpreendidas por um grupo de garimpeiros, que iniciaram um protesto contra a operação de proteção das terras indígenas.

Os manifestantes tentaram invadir a base e depredar patrimônio da União, aeronaves e equipamentos policiais, provocando que medidas de contenção fossem tomadas com efetividade para a dispersão dos invasores sem que houvesse feridos.

Como resposta aos ataques, a PF realizou a operação Mundurukânia II, que investigou os agressores. Os agentes já cumpriram seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Itaituba.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 07h41 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

24° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.