Especiais HCS

Profissionais do Hospital de Campanha de Santarém são homenageados com painel de fotos

Para fortalecer ainda mais o espírito de equipe dos colaboradores, foi deixado um espaço ao lado das fotos para troca de carinho e admiração entre os colegas de trabalho através de bilhetinhos afixados.

01/07/2021 17h36 Atualizada há 1 mês
Por: Andria Almeida Fonte: ASCOM HCS
Profissionais do Hospital de Campanha de Santarém são homenageados com painel de fotos

Um ‘Mural Afetivo’ com uma árvore desenhada e enfeita com fotos, no formato Polaroid, da rotina de trabalho e em momentos de descontração de todos os profissionais que atuam no Hospital de Campanha de Santarém (HCS) foi montado na área do refeitório da Unidade. Para fortalecer ainda mais o  espírito de equipe dos colaboradores, foi deixado um espaço ao lado das fotos para troca de carinho e admiração entre os colegas de trabalho através de bilhetinhos afixados.  A ação foi organizada pela assessoria de comunicação da Unidade com o objetivo de homenagear os colaboradores  pela incansável luta diária na linha de frente do enfrentamento da covid-19.

No verso do mural foram expostas as matérias jornalísticas que foram destaque na mídia sobre o HCS dispostas em ordem cronológica, onde todos os profissionais foram protagonistas do acolhimento humanizado realizado no Hospital. 

Segundo a farmacêutica, Nádia Dias, as fotos mostram a rotina com leveza, mas as matérias jornalísticas dão a dimensão do trabalho em equipe, onde muitas histórias foram contadas e o final feliz teve início com a alta de cada paciente que cruzou o ‘corredor da vida’, como é chamado o corredor que conduz os pacientes até a saída do Hospital.

“Essa homenagem fortaleceu ainda mais o trabalho que desenvolvemos, com foco no acolhimento humanizado. Passou um filme na cabeça, lembrar do primeiro paciente recuperado e agora já são mais de 500’, comemorou.

Já para a coordenadora de enfermagem, Silvia Somera, o mural remeteu boas lembranças. ‘Me fez lembrar de cada alta, cada amigo que fizemos aqui, essa união da equipe sempre me emociona’, contou.

O espaço para a troca de carinho entre os colaboradores rendeu muita troca de elogios e motivação e aos poucos o mural foi tomado pelo colorido dos bloquinhos de recados afixados pela equipe passando mensagens de gratidão e afeto para um amigo específico ou para todos:

“Sua alegria contagia a equipe”

“Meu parceiro de guerra, quero que saiba que tenho um carinho enorme por você. Conte comigo.”

“Obrigada pelos novos ensinamentos, você tem o dom de salvar vidas”

“Sinto muito orgulho de poder compartilhar a maior parte dos meus dias com vocês”

‘Obrigada por me fortalecer nos momentos difíceis’

‘Parabéns equipe por tratar cada paciente como um ente da família, vocês são inspiração’

O painel foi pintado pelo colaborador da Unidade e artista plástico, Lucenildo Oliveira, ele relata que optou por usar a técnica de pintura de uma árvore com contornos e silhuetas que ao receber as fotos ganhou vida.

‘Os galhos secos ficaram cheios de alegrias com os coloridos das fotos’, explicou.

As fotos foram tiradas pela assessoria de comunicação durante vários dias. Os cliques foram divididos entre espontâneos e posados.

Atendimento humanizado

Com pouco mais de 4 meses de funcionamento, o HCS oferece atendimento clínico, nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterapia. O acolhimento aos pacientes tem uma retaguarda de projetos que buscam humanizar cada vez o trato dos internados.

Entre eles, a “visita online”, que permite contato por chamada de vídeo entre pacientes com quadro clínico estável e familiares.

Outro exemplo positivo é a “Cabine do Amor”, ao qual oportuniza um abraço carinhoso entre quem está internado e uma pessoa da família.

Outra ação importante, é o “Pacientes em Movimento”, que está dentro do planejamento de atividades que ajudam no tratamento. Ele é comandado pela equipe de fisioterapia e psicologia, onde de maneira lúdica faz com que os participantes façam movimentos no corpo.

O HCS é fruto de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Santarém e é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 08h42 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.