Alerta Equatorial Energia

Equatorial Pará orienta sobre segurança com a rede elétrica em construções civis

As recomendações são voltadas para trabalhadores da área e população em geral.

30/06/2021 16h05
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom Equatorial
Equatorial Pará orienta sobre segurança com a rede elétrica em construções civis

Antes de iniciar a construção ou reforma de um imóvel, é importante observar a localização da rede elétrica, principalmente se for necessário instalar andaimes e construir marquises ou sacadas. O alerta da Equatorial Pará é de modo preventivo para evitar acidentes com trabalhadores da construção e com a população em geral, que também pode ser vítima. Ao analisar previamente os trabalhos da obra e a localização da rede, é possível instalar barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas ou canos, por exemplo.

É necessário também ter ciência de que paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves. Também não se deve mexer nos fios da rede como forma de afastá-los do local da construção. Somente profissionais da distribuidora estão aptos a este tipo de manuseio.

O executivo de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, alerta que somente trabalhadores qualificados devem ser contratados para executar as obras. “Para que o acidente com energia aconteça, nem sempre a pessoa precisa tocar no cabo. Em algumas situações, somente a aproximação pode ocasionar uma descarga por indução elétrica, gerando um acidente. Por isso é tão importante contratar pedreiros, pintores, técnicos que são experientes e conhecem as regras de segurança e poderão trabalhar resguardando sua vida e a da população”, afirma.

Vale destacar que, durante toda a obra, os profissionais precisam utilizar equipamentos de proteção, como por exemplo, capacetes e luvas. Caso a obra ou reforma seja na parte interna do imóvel, o ideal é restringir o acesso a estas áreas, principalmente se houver crianças em casa.

Outra orientação é utilizar sempre produtos certificados pelo Inmetro, pois sem esse atestado ou certificação, podem ocasionar choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo, que podem aumentar devido à má qualidade do material.

Cuidado redobrado 

As obras que são realizadas em telhados e construções de dois ou mais andares, merecem uma atenção especial, pois ficam mais suscetíveis a acidentes com a rede de média tensão. Muitas vezes a simples aproximação já pode causar um choque com queimaduras gravas e até mesmo fatais.

Ao manusear telhas galvanizadas e calhas, certifique-se de que não irão tocar os fios e cabos energizados. Os andaimes devem ser construídos longe de rede elétrica, assim como as pinturas de fachadas e as instalações de painéis devem ser mantidas a uma distância segura da rede de energia. Utilize anteparo, divisórias, telas, redes, pois esses recursos isolam as aéreas de trabalho e impedem a aproximação de equipamentos, materiais e ferramentas da rede.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 08h42 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.