Cidades Sinal Digital

Cidade de Altamira no Pará, já conta com duas emissoras de TV com Sinal 100% Digital

Até dia 31/12/2023, o sinal analógico de Altamira será desligado.

29/06/2021 09h14 Atualizada há 1 mês
Por: Bartolomeu Neto Fonte: Da Redação, RB1
Cidade de Altamira no Pará, já conta com duas emissoras de TV com Sinal 100% Digital

Em 2016, no Brasil, foi dado início ao desligamento do sinal analógico e sua substituição pelo sinal digital. Entre as principais vantagens dessa evolução, estão a eliminação de chuviscos, ruídos e interferências na recepção. Além disso, a imagem é mais nítida e tem 100% de qualidade da transmissão original, tanto no áudio quanto no vídeo.

Os estados de Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Amazonas, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também já têm diversas cidades que contam com o sinal totalmente digital.

Contudo, a tecnologia ainda se encontra em expansão pelo Brasil, o que envolve tanto a implantação do sinal digital quanto o desligamento do analógico. Tudo isso vem sendo executado de acordo com prazos estabelecidos para cada região que ainda não dispõe da novidade.

A cidade de Altamira (PA), com 159,5 mil km², é o maior município do Brasil – e o terceiro do mundo. Já conta com sinal Digital desde 2015.

A primeira emissora que adotou o sinal digital foi a Rede de Rádio e Televisão Vale do Xingu, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), operando com canal (10) analógico e (10.1) Digital 

E agora a população de Altamira também podem acompanhar a programação da RecordTV 100% digital pelo grupo Mirante de Comunicação no Canal (17.1) Digital, a emissora também está presente nas cidades de Brasil Novo e Medicilândia, onde operam no canal (17) analógico.

Ao adaptar-se para a TV digital, as emissoras entregam um conteúdo visual e sonoro muito mais definido, verdadeiramente profissional.

Como obter o sinal digital?

O primeiro passo para realizar a mudança é saber se a sua TV já é digital. As TVs tipo tubo, independentemente do ano de fabricação, não são digitais. Para elas, você deverá adquirir um conversor próprio para essa função, contanto que o aparelho tenha entrada A/V — o antigo cabo de três pinos (amarelo, branco e vermelho).

No entanto, alguns aparelhos mais novos, como Smart TVs, já contam com um conversor embutido. Para ter certeza, você precisa procurar pelo selo DTV. Se não encontrar a informação, precisará adquirir um equipamento para realizar a transformação do sinal.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 07h01 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.