Polícia OPERAÇÃO DA POLÍCIA

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no auxílio emergencial no Pará e mais seis estados

Somadas às ações deflagradas hoje, restaram realizadas 70 operações policiais visando o combate às fraudes, com a realização de mais de duas centenas de Mandados de Busca e mais de 30 indivíduos presos.

29/04/2021 11h01
Por: RB1Notícias Fonte: ASCOM Polícia Federal
Reprodução do Portal da Polícia Federal
Reprodução do Portal da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 29, a operação Quinta Parcela, dando continuidade ao combate às fraudes ao benefícios emergenciais, os quais beneficiam parte da população com dificuldades financeiras em razão da pandemia. Dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal da Secção Judiciária no Estado do Pará, estão sendo cumpridos na cidade de Mãe do Rio, no nordeste paraense.

Os trabalhos realizados são resultados de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Os escopos da atuação conjunta são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a identificação de seus integrantes e recuperar os valores para o erário.

Somadas às ações deflagradas hoje, restaram realizadas 70 operações policiais visando o combate às fraudes, com a realização de mais de duas centenas de Mandados de Busca e mais de 30 indivíduos presos.

A hipótese criminal investigada na operação se refere aos crimes de furto qualificado mediante fraude, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, praticados por indivíduos que teriam se beneficiado de valores fraudados do auxílio emergencial de, ao menos, 26 vítimas.

Caso o resultado do cumprimento dos mandados confirme a hipótese criminal, os envolvidos serão indiciados, estando sujeitos a penas que somadas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

Em todo o país estão sendo cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e três mandados de sequestro de bens, totalizando aproximadamente de R$ 140 mil bloqueados por determinação judicial.

As ações estão sendo efetivadas nos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo, com a participação de aproximadamente 140 policiais federais.

Destaca-se que em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de preservação do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 17h50 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

29° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.