Cidades Santarém

Operação 'Cadê a Máscara' interdita barraca na praia do Maracanã por descumprir decreto municipal, em Santarém

Número de mesas e frequentadores estava acima do permitido e o estabelecimento promovia uma festa. Interdição aconteceu no último domingo (25).

26/04/2021 12h34
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
Foto: Vigilância Sanitária/Divulgação
Foto: Vigilância Sanitária/Divulgação

Uma barraca na praia do Maracanã, em Santarém, oeste do Pará, foi interditada pela Vigilância Sanitária na noite do último domingo (25), durante fiscalização da operação "Máscara", que flagrou o estabelecimento descumprindo o que determina decreto municipal que liberou o funcionamento de bares, com apenas 50% da capacidade de lotação.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Marcelino Xavier, quando a fiscalização chegou ao local, havia tantas mesas no salão que o distanciamento entre os clientes era mínimo. Além disso, estava havendo uma festa no local, o que não é permitido.

"O estabelecimento foi interditado pois estava promovendo uma festa lá dentro, com muita aglomeração e mais que a capacidade de público permitida pelo decreto, que é de 50%. Com o apoio da 2ª Cime a gente realizou a interdição e o proprietário foi intimado a comparecer à Vigilância Sanitária para prestar esclarecimentos", relatou Marcelino Xavier.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, desde que houve a mudança de bandeiramento de vermelho para laranja, a fiscalização tem observado em Santarém um desrespeito maior aos protocolos de biossegurança. Marcelino diz que as pessoas estão agindo como se a pandemia tivesse acabado e não houvesse mais riscos de infecção pelo coronavírus.

"Na verdade as pessoas estão confundindo a flexibilização dos estabelecimentos com extinção de protocolos de biossegurança. O bandeiramento mudou para o laranja, algumas atividades foram flexibilizadas, no entanto, o uso de máscaras é obrigatório, o uso de álcool em gel nos estabelecimentos também é obrigatório. E tem uma lei municipal que fala justamente sobre isso, que quem for flagrado nas ruas ou estabelecimentos comerciais sem máscara e sem usar álcool em gel pode sofrer sanção", observou Marcelino Xavier.

Durante a operação do último fim de semana, que iniciou na quinta-feira (22) e encerrou no domingo (25), foram 37 feitas autuações por não uso de máscaras em vários pontos da cidade e estabelecimentos comerciais.

Praças públicas, Orla e ruas são os locais onde a Vigilância Sanitária flagra pessoas sem máscara de proteção facial com maior frequência.

Festas clandestinas

A Vigilância Sanitária continua recebendo denúncias de festas clandestinas na cidade e reforça a importância dos denunciantes encaminharem fotos e vídeos que ajudem o órgão a identificar os locais, assim como os infratores.

"A gente faz um filtro pra apurar as denúncias, e para evitar trotes também. e a gente pede que as pessoas mandem vídeo,s fotos e o endereço correto para que a gente possa ir até o local indicado. O número do nosso WhatsApp para denúncias é 99159-5281", destacou Marcelino Xavier.

Sobre reuniões familiares, o coordenador da Vigilância Sanitária reforçou que estão autorizadas desde que não ultrapassem o número de 10 pessoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 17h30 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

29° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.