Saúde Saúde mental

Psicóloga orienta sobre gerenciamento do estresse causado pela COVID-19

Segundo a profissional, que atua na UPA de Santarém, é preciso evitar excesso de informações, que pode provocar estresse e ansiedade.

21/04/2021 10h19 Atualizada há 3 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: Da redação, RB1
FOTO | Divulgação
FOTO | Divulgação

As consequências da pandemia do novo coronavírus estão causando pressão psicológica e estresse em grande parte da população afetada. As incertezas provocadas pelo covid-19, os riscos de contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar problemas mentais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a psicóloga da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), Ariane Macedo, as pessoas devem gerar processo de autoconhecimento e auto aceitação, elaborando pensamentos funcionais para este momento.

Ficar distante de pessoas queridas, limitações em relação à vida social e laboral, medo e preocupação em relação à doença e até mesmo à morte, tem sido um dos motivos que tem aumentado o nível de estresse de muitas pessoas.

"Pode-se ainda realizar um filtro das notícias, pois informações em excesso podem ser perturbadoras. Fazer um esforço para desligar celulares, televisões, rádios de vez em quando. Além disso, o cuidado com o corpo deve ser uma das prioridades, estabelecer uma rotina,  meditação, fazer refeições balanceadas e atividades físicas são algumas das sugestões da profissional", disse a psicóloga.

Para minimizar o estresse ela orienta desacelerar, minimizar a autocobrança, investir em atividades que gerem prazer e bem estar, de acordo com a individualidade de cada um.

“Mais do que nunca somos chamados a nos conectar com as pessoas que confiamos onde podemos falar sobre nossas emoções e como estamos nos sentindo com tudo isso, e fazer isso de forma segura, através das tecnologias," explica ela. 

Ariane ainda comenta. “A situação pode ser difícil, olhar para si com gentileza, praticar o autocuidado físico e mental é um gesto de amor a si mesmo e a toda comunidade.”, finalizou ela

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 17h50 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

29° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.