Saúde Belém

Secretária de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que “é mentira que havia parede falsa no Abelardo Santos"

Os aparelhos foram localizados em uma sala anexa ao auditório durante o período de transição de OSs, em março deste ano pelo próprio Governo do Pará. A fonte também nega que qualquer parede tenha sido destruída para localizar os aparelhos.

18/04/2021 00h22 Atualizada há 4 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: Da Redação, RB1
Reprodução
Reprodução

Uma fonte ligada à Secretária de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou ao DOL que o Governo do Pará instalou sindicância para identificar  os motivos que levaram a Organização Social Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que fazia a gestão do Hospital Regional Abelardo Santos até o fim de fevereiro,  a não proceder a instalação de 19 respiradores na unidade. 

A própria Sespa desmentiu a notícia nos seus perfis nas redes sociais. No twiiter, ela afirmou que “é mentira que havia parede falsa no Abelardo Santos. E é lamentável, que, além de combater a pandemia, o governo tenha que combater notícias falsas espalhadas por blogueiros”. 

Os aparelhos foram localizados em uma sala anexa ao auditório durante o período de transição de OSs, em março deste ano pelo próprio Governo do Pará. A fonte também nega que qualquer parede tenha sido destruída para localizar os aparelhos. “Não passa de um fake news para atingir o governo. Os aparelhos simplesmente não foram instalados, mas estavam acondicionados em uma sala próxima ao auditório do Hospital Abelardo Santos. Não colocar os aparelhos em atividade, só reforça a decisão do governo do Pará de suspender o contrato com a Santa Casa de Misericórdia do Pacaembu”.

A fonte garante que a Sespa descobriu a existência dos respiradores e que imediatamente abriu uma comissão de investigação interna para identificar o motivo pelo qual a Santa Casa de Pacaembu não instalou os respiradores. Esta comissão irá embasar as medidas legais e administrativas que serão tomadas contra a instituição.

De acordo com a fonte, os 19 aparelhos respiradores, todos devidamente contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram avaliados e instalados, encontrando-se em pleno funcionamento no hospital localizado no distrito de Icoaraci.

De acordo com a fonte da Sespa, o atendimento de pacientes não foi prejudicado. O Pará registra ocupação de 81,3% de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 60,1% de ocupação de leitos de leitos clínicos no sistema público atualmente.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 17h50 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

29° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.