Saúde Santarém

Pronto Socorro Municipal de Santarém tem assistência de várias especialidades médicas diariamente

Pacientes avaliam de forma positiva o atendimento no setor.

31/03/2021 11h52
Por: RB1Notícias Fonte: ASCOM HMS
Divulgação Ascom HMS
Divulgação Ascom HMS

No total, 13 especialidades médicas diferentes atuam no Pronto Socorro Municipal de Santarém (PSM) diariamente, onde fazem o acompanhamento de pacientes que chegam na Unidade com quadro de urgência e emergência, de diversas patologias. O PSM é o único Hospital porta aberta, público, da região oeste do Pará que tem múltiplas áreas da medicina disponíveis para atender a população. Além de ter uma retaguarda para a realização de exames dentro da própria estrutura do Hospital. Esse é o perfil de atendimento emergencial que tem salvado vidas na cidade e vem recebendo o reconhecimento pelas pessoas que usam o serviço de saúde pública.

O Centro de Especialidades do Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo realiza atendimentos de pequena, média e, em alguns casos, de alta complexidade, que reúnem profissionais médicos renomados em diversas áreas clínicas e cirúrgicas. O Pronto Socorro realizou nos últimos três meses mais de 12 mil atendimentos. Desses, cerca de 7 mil precisaram ficar internados. As especialidades que mais são acionadas nesse setor são: ortopedia, cirurgia geral, clínica médica, infectologia, pediatria, vascular e cardiologia.

“Essas diferentes áreas médicas atendem no PSM a partir de um fluxo pré determinado e protocolado que mantém o tratamento necessário para os pacientes das enfermarias pediátricas e adultas - masculinas e femininas; estabilização adulta e estabilização pediátrica e o setor de traumatologia/sutura”, explicou o diretor técnico do HMS, Dr. Vinícius Savino.

Para ele, essa abordagem permite que diferentes áreas da medicina dialoguem e indiquem diagnósticos mais assertivos para os pacientes.

O Dr. Luís Rodolfo Carneiro, atua no HMS há cerca de 16 anos, ele é neurocirurgião do Hospital. O especialista reforça que hoje o HMS é a única Unidade portas abertas que tem várias especialidades médicas disponíveis para atender pacientes, principalmente com risco de morte, de Santarém e região do Baixo Amazonas.

“O PSM tem uma equipe multidisciplinar que atende desde os casos mais simples ao mais complexos, como por exemplo uma torção de tornozelo até uma lesão do crânio. É sim o Hospital que salva vidas diariamente”, enfatizou ele.

Satisfação no atendimento

Entre os pacientes atendidos no HMS está Jorge Luís Sobral, 60 anos, que sofreu uma queda da própria altura no dia 14 de março, em Alter do Chão, foi resgatado pelo SAMU e deu entrada no setor de trauma. A irmã, Maria Luiza Sobral, acompanha ele desde o primeiro dia de internação e elogia o atendimento.

"O médico que estava de plantão solicitou o exame de Raio-X de fêmur, torção de tornozelo, e para descartar a hipótese de ter quebrado a bacia, ele pediu uma tomografia. A gente já esteve em outros momentos aqui no hospital, a gente viu que esse fluxo agora está funcionando e isso foi muito importante para o diagnóstico precoce da fratura dele”, contou ela.

Nayara Bernardes, 25 anos, deu entrada no último domingo, 21 de março, com uma infecção na perna, sentido muitas dores. Moradora do bairro da área verde, ela já estava fazendo o tratamento para o ferimento, mas a infecção da ferida agravou e precisou procurar atendimento no Hospital. Ela conta que do período que ficou internada recebeu o suporte que precisava.

“Eu fui atendida muito bem pelo clínico geral, cirurgião, clínica médica e pela equipe de enfermagem sempre passavam o remédio para dor e o antibiótico”, disse ela.

Atualmente o Hospital conta com as especialidade de clínica médica; cirurgia geral; anestesista; ortopedista; infectologista; vascular; pediatria; ginecologista; obstetra; intensivista; bucomaxilo; neurocirurgia; otorrino urgência e cardiologista.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 00h47 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

24° Sensação
7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.