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COLUNA - O super poder de fazer um pouco a cada dia

Você já parou para pensar que uma grande construção é feita de pequenos tijolos?

15/03/2021 19h09 Atualizada há 4 semanas
Por: Taissir Carvalho
pedreiro fazendo parede
pedreiro fazendo parede

 

Você já parou para pensar que uma grande construção é feita de pequenos tijolos?

Assim é nossa vida, uma soma de pequenas conquistas que nos levam a grandes realizações. Na postagem anterior falei sobre comemorarmos as pequenas conquistas, pois somadas elas se tornam grandes e te mostram o quanto Você já avançou.

 

A MENTE NOS SABOTA

Para entendermos como nossa mente funciona, vamos imaginar Você como um smartphone, o celular em sí é o seu corpo e o sistema dele é a sua mente, os aplicativos instalados são suas crenças e seus pensamentos são downloads feitos por esses aplicativos.

Então, toda vez que Você tem um pensamento negativo é como se Você fosse instalando coisas negativas, que geram um verdadeiro lixo mental e deixam o sistema do seu celular lento, que neste caso é sua mente.

Estudos na neurociência e psicologia mostram que nossa mente subconsciente comanda 95% de nossas ações e realizações diárias e nela estão armazenadas nossas crenças, percepção da vida (valores) e como nos identificamos diante da vida, interferindo assim em nosso comportamento e resultados diários.

A realidade de cada indivíduo é criada por suas “crenças”. Essas crenças são resultados de programações que ocorreram ao longo da vida, daquilo que o indivíduo vivenciou ou passou principalmente durante sua gestação, infância e adolescência e representam uma poderosa influência no comportamento humano.

É ASSIM QUE SEU SUBCONSCIENTE TE SABOTA

É através das nossas crenças que formamos a percepção do mundo e de nós mesmos e a partir dessas percepções nós desenvolvemos comportamentos e ações diante das situações ou desafios no ambiente em que vivemos ou trabalhamos e também nos nossos relacionamentos.

Ao passarmos por momentos de angústia quando algo traumático ou muito desagradável nos acontece, nosso corpo, através dos cinco sentidos, envia mensagens para nossa mente sobre aquela situação

A mente imediatamente se utiliza dos recursos internos para lidar com a situação negativa e busca um meio de resgate e equilíbrio para que o indivíduo supere o problema. Se a situação negativa se repete ou algum fato reporte às lembranças daquele momento traumático, nossa mente usará a reação e/ou comportamento de resgate/equilíbrio que melhor funcionou e continuará usando sempre que considerar necessário.

As crenças subconscientes criam filtros de percepção através dos quais nós respondemos aos desafios da vida. Por isso, comece a dar os comando para seu cérebro fazer bons downloads e para isso, remova os aplicativos ruins (crenças negativas), comece a fazer downloads positivos.

Novos pensamentos levam a novas ações, novas ações a novos hábitos, novos hábitos a novos resultados.

Você deve estar se perguntando: Mas e como que eu posso bater minhas metas?

Comece a fazer, dia após dia, um pouco de cada vez, tijolo por tijolo na construção de sua vida.

 

META NÃO É DESEJO

No início do ano, é normal as pessoas fazerem planos para o ano que se inicia, as famosas metas de ano, ou dos próximos anos, mas o que nunca te contaram é que meta não é desejo, meta não é desafio.

A maioria das pessoas não sabe estabelecer metas. Elas confundem metas com desejos e vontades. Você precisa estabelecer metas de longo, médio e curto prazo. Para isto, existem técnicas simples que podem ajudar Você.

Desejos são as famosas listas de realizações que 80% das pessoas fazem todo ano novo. E a maioria continua como desejo por vários anos, concorda comigo?

No início do ano, é normal as pessoas fazerem planos para o ano que se inicia, as famosas metas de ano, ou dos próximos anos, mas o que nunca te contaram...

Não há um planejamento que possibilite a conquista do resultado desejado e por isso, normalmente, o desejo continua sendo um desejo por vários anos.

Já uma Meta é um objetivo, possui planejamento, estratégia, prazo determinado, o caminho, para que Você consiga alcançar o que deseja.

Para criar metas claras, que Você vai monitorar e atingir ou até mesmo superar, Você pode usar a consagrada metodologia de metas SMART (Specific, Mesurable, Attainable, Relevant, Time-based), ou seja, Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Essa metodologia ajudará Você a definir expectativas claras e objetivas, para maximizar suas chances de alcançá-las.

Vamos ver detalhadamente o que são essas tais de metas SMART’s e o que cada uma das letras dessa sigla significa:

 

“S” – Specific (Específico)

Quando definimos objetivos muito vagos ou generalizados, como “ganhar mais dinheiro”, “fazer uma viagem” ou “vender mais”, eles raramente são atingidos, porque o objetivo não é específico o suficiente. Você precisa identificar e ter bem claro o resultado que deseja e ser bem direto em cada meta estabelecida em sua vida.

Para ser específico, Você pode se fazer as seguintes perguntas:

1.      O que quero atingir?

2.      Por que você quer isso?

3.      Por que é importante?

4.      Quem está envolvido no processo?

5.      Onde vou chegar depois de atingir o objetivo?

6.      Qual o prazo para concluir?

7.      Quais os recursos necessários?

Desta forma, Você pode substituir a meta de “ganhar mais dinheiro” pela meta específica: “conquistar 4 novos cliente, por mês até o final do ano”, ou “aumentar a rentabilidade em 7,3% até final do semestre”.

 

“M” – Measurable (Mensurável)

Esta etapa está embasada no princípio de que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Coletar dados e transformá-los em informação usando sempre números, irá guia-lo e dar feedbacks para monitorar seu progresso em direção aos objetivos estabelecidos. Por isso tenha bem claro o tamanho de sua meta.

Uma meta mensurável deve responder as seguintes questões:

1.      Qual é a meta?

2.      Quanto é a meta?

3.      Como vou saber quando atingi a meta?

Para exemplificar, posso citar que a meta de “visitar mais clientes” é muito mais ampla e vaga do que uma que define “visitar 5 novos clientes por semana”. Com uma definição clara, fica muito mais fácil medir e saber se está conseguindo alcançar, superar ou se está ficando abaixo da meta estabelecida.

 

“A” – Achievable (Atingível)

É muito comum vermos pessoas ou empresas que têm objetivos e metas totalmente fora da realidade, muito fáceis de serem atingidas ou inatingíveis. A definição de metas é algo muito importante e crucial para melhorar os resultados alcançados. Mas deve-se ter atenção na hora de defini-las. Metas muito fáceis, desanimam, pois não precisa de esforço algum para serem atingidas. O mais comum é encontrarmos metas impossíveis e em alguns casos, inclusive, há uma consciência de que a meta é inalcançável, mas acredita-se que, se as metas são mais difíceis, os envolvidos se esforçarão mais. Um erro. Na grande maioria destes casos, estas metas impossíveis geram um efeito indesejado, que é a falta de motivação frente a impossibilidade de alcança-las.

Dentro da metodologia SMART, as metas precisam ser atingíveis. Desafiadoras sim, mas humanamente atingíveis.

 

“R” – Relevant (Relevante)

A falta de indicadores e metas para melhorar a performance é algo inadmissível na vida de alguém ou de uma organização que deseja evoluir, mas por outro lado o excesso de metas também é um problema.

O mundo sempre esteve em transformação constante, o mercado de trabalho mudou, tudo mudou, e agora muda ainda mais rápido. Os ciclos estão cada dia mais curtos. O que levava 20 anos para mudar no passado, hoje leva no máximo 5 e daqui a pouco, menos do que isso.

Creio que uma das principais vantagens dos profissionais do futuro, será a capacidade de reaprender, desaprender e reaprender de novo. E dentro da sua organização, deve acontecer assim também. Uma meta que era relevante no passado, pode não ser mais relevante hoje. Acostume-se a reavaliar, excluir e incluir metas novas conforme a necessidade.

Uma meta relevante responde à algumas perguntas como:

1.      Parece valer a pena?

2.      Essa meta é importante neste momento?

3.      Está de acordo com outros esforços que estamos fazendo agora?

4.      Esse é o time certo para este objetivo?

Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, vão fazer grande diferença para você e seu negócio.

 

“T” – Time based (Temporal)

Ao definir uma meta, lembre-se sempre de colocar um prazo limite para atingi-la. Da mesma forma que verificar se ela de fato tem relevância é bastante importante. Sempre defina um cronograma realista e desafiador para atingir a meta.

Para saber se está definindo o período certo para suas metas, se questione:

1.      Quando devo atingir essa meta?

2.      Conseguirei atingir daqui a seis meses?

3.      O que eu posso fazer hoje para atingir? E daqui a 8 semanas?

Como exemplo posso citar: “Ir para a academia e perder peso”. Uma meta SMART seria algo assim: “Ir para a academia 3 vezes por semana e perder 12 quilos até o dezembro de 2020”. Com uma meta mais clara, com prazos bem estabelecidos, você pode planejar um percurso para progredir e atingir o objetivo.

Criar metas faz com que tenhamos uma visão clara dos nossos objetivos, assim podemos definir melhor quem serão nossos parceiros para que possamos chegar nos nossos objetivos.

Vou fazer algumas perguntas para ajudar Você a pensar, estabelecer, trabalhar e superar suas metas.

1.      Você conhece suas metas diárias?

2.      Sai de casa logo cedo para conseguir aproveitar melhor o dia a atingir seus objetivos?

3.      Você sabe quais produtos deixam mais margem para a empresa?

4.      Quais produtos geram mais comissão para você?

5.      Qual o mix atual de produtos da sua venda?

6.      Qual o preço médio das suas vendas?

7.      Qual a média de itens por pedido?

8.      Você compara seus resultados atuais com os do ano passado?

9.      E do mês passado?

10.  E de ontem?

11.  Quantos clientes existem em sua região?

12.  Quantos clientes Você visita por mês?

13.  Quantos Você atende?

14.  Qual o consumo médio por habitante do seu produto?

15.  Qual seu Market-share?

16.  Qual o % de inadimplência da empresa?

17.  Qual o % de inadimplência da sua carteira?

18.  Quantos quilômetros Você dirige por dia?

19.  Quantas ligações diárias?

20.  Quanto tempo gasta em cada visita?

21.  Quantas horas de treinamento fez este ano?

22.  E no ano passado?

23.  Como está sua performance em relação aos seus colegas de empresa?

24.  E em relação aos seus concorrentes?

Para finalizar, cito abaixo mais alguns exemplos de metas SMART que podem servir de modelo para criar as suas:

1.      - Contratar mais 7 pessoas para a área de televendas até outubro deste ano;

2.      - Reduzir em 14% os custos com aquisição de matéria-prima em 4 meses;

3.      - Publicar 8 matérias por mês no blog da empresa durante o ano de 2021;

4.      - Dobrar o faturamento de mês de outubro em relação ao mesmo período do ano anterior;

5.      - Alcançar 10.000 seguidores no meu perfil do Instagram até fevereiro de 2021

6.      - Perder 15 quilos até o final de 2021;

7.      - Criar um Programa de Participação nos Resultados que distribua até 20% do lucro da empresa nos próximos 12 meses;

8.      - Definir 2 indicadores de desempenho para cada área da organização até setembro de 2021.

E vale ressaltar, comece e continue fazendo dia após dia!

 

E aí? Já conhecia esta técnica? Me conta aí nos comentários.

 

Glossário:

Feedback: palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário.

Market-share: grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

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