Política Saúde em Santarém

Mecanismo de entrada de pacientes com Covid-19 no HRBA gera dúvida, e vereadora requer transparência; reclamações são a motivação

A vereadora Adriana Almeida (PV) solicitou o aumento da transparência na divulgação do número de leitos de UTI disponíveis e da fila de espera por vagas de tratamento intensivo para pacientes da Covid-19 em Santarém.

23/02/2021 10h27
Por: RB1Notícias Fonte: Lana Mota - Assessora de Imprensa
Reprodução Câmera de Vereadores de Santarém
Reprodução Câmera de Vereadores de Santarém

Durante seu tempo de bancada, na Sessão Ordinária remota, nesta segunda-feira (22), a vereadora Adriana Almeida (PV) solicitou o aumento da transparência na divulgação do número de leitos de UTI disponíveis e da fila de espera por vagas de tratamento intensivo para pacientes da Covid-19 em Santarém.

De acordo com a parlamentar, essa demanda já vem sendo realizada há semanas, em que sempre está solicitando a lista de espera por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Upa e do Hospital Regional do Baixo Amazonas.

"Este requerimento é motivado pelo recebimento de reclamações de cidadãos sobre diversos pacientes com Covid-19 que aguardam leitos de UTI por alguns dias, apesar da existência de vagas nos hospitais públicos, informadas diariamente", ressaltou.

Adriana também se referiu a um Projeto de Lei apresentado pelo vereador JK do Povão (PSDB) sobre o acompanhamento de exames; leitos; cirurgias.

"Eu vi que o projeto do vereador é muito amplo. O requerimento que estou sugerindo é que tenhamos um portal de transparência, onde apareça através do detalhamento de outros parâmetros, como, por exemplo, o número de leitos preparados para oferecer suporte de hemodiálise, que possui alta demanda em pacientes graves com Covid-19 que apresentam complicações renais", sugeriu a vereadora do PV.

Segundo ela, em Brasília existe um modelo, pelo qual os pacientes têm um código e a família e qualquer pessoa, por meio desse código, consegue observar detalhadamente a posição desse paciente e onde ele está sendo atendido.

"Temos em Brasília o InfoSaúde - DF, onde qualquer cidadão com o código do paciente consegue acompanhar e ter um retorno mais detalhado de acordo com a gravidade dos pacientes internados", finalizou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 06h38 - Fonte: Climatempo
24°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 28°

24° Sensação
7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (26mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva