A aeronave chegou no aeroporto de Santarém hoje, 22 de fevereiro, por volta das 12h30, transportando um homem de 38 anos vindo do município de Almeirim, com suspeita da COVID-19.
Ele veio acompanhado de um médico e enfermeiro. Esse é o primeiro paciente que o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) recebe através do Serviço de Aeromédico do Governo do Estado. O voo não teve nenhuma intercorrência, o quadro clínico se manteve estável.
O paciente foi remanejado para o HCS através de uma ambulância e logo recebeu o acolhimento da equipe multiprofissional da Unidade. De acordo com o diretor técnico da Unidade, Dr. Tardelio Torquato de Mesquita, o paciente encontra-se internado em leito clínico e seu quadro é estável.
“O paciente tem tudo para evoluir bem. Se Deus permitir ele poderá ter alta médica o mais breve possível”, enfatizou.
O HCS tem o perfil de atendimento porta-fechada para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 e só recebe pacientes após autorização do Sistema de Regulação do Estado (SER). Hoje, o Hospital atende 9 pacientes. Desses, um é de Monte Alegre, que veio transferido por via fluvial, um de Almeirim e os outros sete são de Santarém.
Segundo o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, o HCS é uma importante retaguarda para o combate à COVID-19.
“O Hospital de Campanha de Santarém foi uma estratégia do governo do Estado para ampliar a rede de atendimento e oferta de leitos para a região. Este é um momento de muita alegria para nós de poder ver mais uma pessoa indo para o seio de sua família” finalizou.
Mín. 23° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 22° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuva