Saúde Voltou a funcioanar

Hospital de Campanha de Santarém recebe os primeiros pacientes

Inaugurado na tarde de quinta-feira (18), na Escola Maria Uchoa Martins, o HCS iniciou as atividades administrativas na manhã desta sexta-feira (19).

19/02/2021 18h59 Atualizada há 6 dias
Por: RB1Notícias Fonte: Da redação RB1, Com informações Ascom HCS
Divulgação
Divulgação

A equipe multiprofissional do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) recebeu os três primeiros pacientes durante a tarde de hoje, 19 de fevereiro. Trata-se de um homem de 38 anos que veio transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Em seguida, o Hospital recebeu mais dois pacientes, de 72 e 64 anos de idade, também transferidos da UPA. Os pacientes são da cidade de Santarém.

A equipe médica já realizou os atendimentos devidos. Os pacientes respiram com ajuda do cateter nasal para oxigênio. O quadro deles  é estável até o momento.

Foto: Divulgação Ascom do Hospital de Campanha de Santarém

Fluxo de atendimento

O Hospital não receberá demanda espontânea e todas as transferências devem ser feitas pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

De acordo com o responsável pela equipe de implantação da Unidade, Jó Henrique Honorário, o fluxo de atendimento será realizado respeitando os protocolos preconizados pelo ministério da Saúde, a fim de garantir a qualidade do atendimento aos pacientes.

“É importante enfatizar que os pacientes só serão transferidos pelos hospitais de referência do acolhimento ao COVID-19 da região”, acrescentou. 

Sobre o Hospital

Hoje,  o Hospital inicia os atendimentos com 20 leitos, sendo 16 clínicos e 4 de estabilização. Os leitos serão abertos de acordo com a necessidade, podendo chegar até 60 caso haja necessidade. Desses, 57 são clínicos e 4 são de estabilização, para pacientes que possam agravar com insuficiência respiratória. 

O Hospital está montando na Escola Maria Uchoa Martins e conta com área destinada ao atendimento assistencial dos pacientes, com sete enfermarias – cada uma com sete leitos -; uma enfermaria com 16 leitos; uma sala de estabilização, com quatro leitos; posto de enfermagem; farmácia; almoxarifado; além de estar médico e de enfermagem; uma sala do Núcleo Interno de Regulação; necrotério; sala de paramentação; refeitório; cozinha; administrativo; vestiários femininos e masculinos; descanso equipe; faturamento; departamento pessoal; expurgo; psicossocial e resíduos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boletins - Hospital de Campanha de Santarém
Sobre Boletins - Hospital de Campanha de Santarém
Todas as atualizações de Boletins de atendimento no Hospital de Campanha de Santarém.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 00h44 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 32°

30° Sensação
20 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva