Cidades Altamira

Altamira (PA) é a cidade da Amazônia Legal que mais desmatou em janeiro de 2021, aponta Imazon

Ainda segundo o estudo, o município de Altamira, no sudoeste do Pará, foi o que mais desmatou a Amazônia Legal no mês de janeiro. São Félix do Xingu e Jacareacanga também aparecem na lista dos dez municípios que mais desmataram.

18/02/2021 17h05 Atualizada há 1 semana
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará
Divulgação
Divulgação

O Pará foi o segundo estado da Amazônia Legal que mais desmatou em janeiro de 2021, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O estado tem ainda Altamira como município que mais desmatou e as seis terras indígenas mais afetadas pelo desmatamento no período

De acordo com o levantamento, em janeiro de 2021, o desmatamento total da Amazônia foi de 196km², índice que revela o terceiro maior valor da série histórica nos últimos dez anos. Do total, a área desmatada no Pará foi de 30%, correspondente a 58,8km². Os dados são do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora via satélite as áreas desmatadas na Amazônia legal.

Ainda segundo o estudo, o município de Altamira, no sudoeste do Pará, foi o que mais desmatou a Amazônia Legal no mês de janeiro. São Félix do Xingu e Jacareacanga também aparecem na lista dos dez municípios que mais desmataram.

O maior percentual de desmatamento foi registrado no estado do Mato Grosso, com 41% da área total desmatada na Amazônia no mês de janeiro deste ano. De acordo com os dados, de agosto de 2020 a janeiro de 2021, houve um aumento de 46% do índice de desmatamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

O levantamento apontou que a maioria, cerca de 69%, do desmatamento na Amazônia, ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em assentamentos (16%), unidades de conservação (12%) e terras indígenas (3%).

O estudo também levantou dados a respeito da área de degradação florestal, que se diferencia do desmatamento por ser um distúrbio parcial na floresta, causado pela extração de madeiras e queimadas. Por outro lado, o desmatamento consiste na conversão total da floresta para outra cobertura e uso de solo.

A área total degradada na Amazônia Legal foi de 98km² em janeiro, apontando uma redução de 43% em relação a janeiro de 2020. Do total, o Pará degradou 16% das florestas, ficando em segundo lugar no ranking, atrás apenas do Mato Grosso, que liderou com 83% de degradação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 00h44 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 32°

30° Sensação
20 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva