Polícia Capitão Poço

Indígena da etnia Tembé é morto durante ação da PM em Capitão Poço, no Pará

Corporação informou que Isak Tembé, 24 anos, estava com grupo que realizava furto de gado em fazenda. MPF requisitou a polícias e à Funai informações sobre morte do indígena.

14/02/2021 11h31 Atualizada há 3 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará
Localização de Capitão Poço, no Pará
Localização de Capitão Poço, no Pará

O indígena Isak Tembé, 24 anos, foi assassinado durante uma operação da Polícia Militar, nesta sexta-feira (12), no município de Capitão Poço, nordeste do Pará. O Ministério Público Federal (MPF) pediu informações sobre o caso à Polícia Militar, à Polícia Federal, à Polícia Civil e à Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com a PM, uma viatura foi acionada para verificar furto de gado em uma fazenda na zona rural do município. Segundo a polícia, assim que os agentes chegaram ao local foram recebidos com disparos de arma de fogo. Na troca de tiros, o grupo fugiu da área. No local foi encontrado um gado desossado, um revólver calibre 38 ao lado de uma pessoa alvejada.

Os agentes conduziram o homem baleado até uma unidade de saúde, mas ele não resistiu o ferimento e morreu. O corpo foi identificado como do indígena Isak Tembé.

A Polícia Civil informou que investiga o caso.

MPF entra no caso

O Ministério Público Federal (MPF) informou que enviou neste sábado (13) encaminhou um ofício à Polícia Militar, à Polícia Federal, à Polícia Civil e à Fundação Nacional do Índio (Funai) em que são requisitadas informações sobre a morte do indígena Isac Tembé, em Capitão Poço, no nordeste do Pará.

O MPF requisitou às polícias e à Funai que informem as circunstâncias da morte, o andamento dos procedimentos investigatórios instaurados, se houve a realização de perícia no local em que ocorreu o fato e se foi realizada a oitiva das pessoas presentes no local dos fatos.

O MPF também requisitou cópias dos documentos relativos ao caso e às respostas que serão fornecidas. O prazo para que as respostas sejam apresentadas é de três dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 07h59 - Fonte: Climatempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 28°

24° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (26mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva