Cidades Santarém

Medidas restritivas de circulação de pessoas seguem em vigor até o dia 19 em Santarém

Atividades não essenciais permanecem fechadas por força de decreto, e algumas atividades essenciais com restrições de atendimento ao público.

13/02/2021 12h35
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
Foto: Agência Santarém/Divulgação
Foto: Agência Santarém/Divulgação

O Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia de Covid-19 decidiu na noite de sexta-feira (12) manter as medidas mais restritivas de circulação de pessoas e de funcionamento de atividades essenciais, assim como a proibição de funcionamento de atividades não essenciais até o próximo dia 19, em Santarém, oeste do Pará, conforme decreto do governo estadual que mantém a região do Baixo Amazonas no bandeiramento preto (lockdown).

A decisão foi tomada após os membros do comitê analisarem a atual situação da pandemia do coronavírus em Santarém, que tem exigido ações emergenciais do município e do governo do estado, como a abertura de mais leitos clínicos de UTI para atender a crescente demanda de pacientes acometido pela Covid-19.

Durante a reunião, foram apresentados pela secretária municipal de Saúde Marcela Tolentino, gráficos com os números de casos monitorados, confirmados e de mortes por Covid-19 em Santarém desde o início de ano. De acordo com os gráficos, no mês de janeiro foram registrados 138 casos positivos da doença e 54 óbitos. Já nos primeiros sete dias de fevereiro foram registados 459 casos da doença e 29 óbitos, um número que causou grande preocupação às autoridades de saúde. Ainda de acordo com os gráficos, nesta segunda semana, até quinta-feira (11) houve uma queda nos números, com 173 casos confirmados e 4 mortes. Porém, há mais de uma dezena de óbitos em investigação.

Presente na reunião do comitê, o coordenador da Vigilância Sanitária, Marcelino Xavier disse que as fiscalizações vão continuar e de forma mais incisiva para fazer cumprir o decreto.

"Infelizmente nós ainda temos encontrado muitas pessoas pelas ruas que insistem em não fazer o uso de máscaras, pessoas que saem para correr, andar de bicicleta, para ir visitar parentes, mas não é momento pra isso. O decreto determina que as pessoas só devem sair de casa quando houver real necessidade e nós estaremos vigilantes para que as determinações do decreto sejam cumpridas", reforçou.

O novo decreto municipal com a prorrogação das medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19 deve ser publicado ainda neste sábado (13).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 00h04 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

30° Sensação
9 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva