O Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia de Covid-19 decidiu na noite de sexta-feira (12) manter as medidas mais restritivas de circulação de pessoas e de funcionamento de atividades essenciais, assim como a proibição de funcionamento de atividades não essenciais até o próximo dia 19, em Santarém, oeste do Pará, conforme decreto do governo estadual que mantém a região do Baixo Amazonas no bandeiramento preto (lockdown).
A decisão foi tomada após os membros do comitê analisarem a atual situação da pandemia do coronavírus em Santarém, que tem exigido ações emergenciais do município e do governo do estado, como a abertura de mais leitos clínicos de UTI para atender a crescente demanda de pacientes acometido pela Covid-19.
Durante a reunião, foram apresentados pela secretária municipal de Saúde Marcela Tolentino, gráficos com os números de casos monitorados, confirmados e de mortes por Covid-19 em Santarém desde o início de ano. De acordo com os gráficos, no mês de janeiro foram registrados 138 casos positivos da doença e 54 óbitos. Já nos primeiros sete dias de fevereiro foram registados 459 casos da doença e 29 óbitos, um número que causou grande preocupação às autoridades de saúde. Ainda de acordo com os gráficos, nesta segunda semana, até quinta-feira (11) houve uma queda nos números, com 173 casos confirmados e 4 mortes. Porém, há mais de uma dezena de óbitos em investigação.
Presente na reunião do comitê, o coordenador da Vigilância Sanitária, Marcelino Xavier disse que as fiscalizações vão continuar e de forma mais incisiva para fazer cumprir o decreto.
"Infelizmente nós ainda temos encontrado muitas pessoas pelas ruas que insistem em não fazer o uso de máscaras, pessoas que saem para correr, andar de bicicleta, para ir visitar parentes, mas não é momento pra isso. O decreto determina que as pessoas só devem sair de casa quando houver real necessidade e nós estaremos vigilantes para que as determinações do decreto sejam cumpridas", reforçou.
O novo decreto municipal com a prorrogação das medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19 deve ser publicado ainda neste sábado (13).
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuva