Saúde Santarém

Funcionária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) é a primeira indígena a ser vacinada em Santarém

Desde o início da pandemia a indígena se mantém na linha de frente no enfretamento do vírus.

21/01/2021 12h54 Atualizada há 1 mês
Por: RB1Notícias Fonte: ASCOM HMS
Divulgação
Divulgação

Entre os profissionais vacinados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, hoje, 20 de janeiro, está Elangela Melo de Castro que atua no setor da farmácia como técnica de farmácia.Ela pertence à etnia Tupinambá e foi à primeira indígena de Santarém a receber a imunização na primeira fase da vacinação contra a COVID-19.

Desde o início da pandemia a indígena se mantém na linha de frente no enfretamento do vírus. Elangela conta que já testou positivo para doença e destaca a importância da vacina nas populações indígenas, além da representatividade que carrega.

“O que eu sinto é gratidão. Durante a pandemia nós tivemos várias perdas de parentes nas nossas aldeias. Espero que eu possa servir de inspiração para meu povo e incentive a vacinação deles. Recebendo a vacina hoje eu represento o início de um recomeço”, enfatizou ela.

Elangela é da aldeia São Francisco, tem duas filhas e é filha de cacique. Atualmente ela cursa biotecnologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e afirma que tem orgulho das suas origens. “Na minha cultura nós acreditamos que grandes feitos são dados pelos encantados. Eu não tenho dúvida que isso é um presente deles para mim”, finalizou ela.

 Vacinação na UPA

Em um ato simbólico na manhã de hoje, quatro pessoas foram escolhidas para serem as primeiras a receberem a vacina – Uma técnica de enfermagem, uma enfermeira, uma profissional da limpeza e um médico. Após o ato, cerca de 200 aplicações foram feitas na equipe multiprofissional, em um miniauditório dentro da Unidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 02h54 - Fonte: Climatempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
11 km/h Vento
94% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.