Cidades Vacinação

Vacinas em combate a covid-19 para a região do Xingu chega em Altamira

O avião saiu de Belém depois das 15h desta terça-feira, e chegou em Altamira por volta das 16h30.

19/01/2021 17h22 Atualizada há 1 mês
Por: RB1Notícias Fonte: Valéria Furlan, fotos: Wilson Soares/ A Voz do Xingu, com informações da Agência Pará
Divulgação
Divulgação

Chegou agora no aeroporto de Altamira, sudoeste do Pará, o primeiro lote de vacinas contra a COVID-19. Daqui, as doses da vacina vão seguir, ainda hoje, para os municípios que fazem parte do 10º Centro Regional de Saúde, já que a meta do governo do Estado é começar o mais rápido possível, a vacinação para os grupos prioritários em todo o Pará. Em Altamira, as primeiras doses serão aplicadas em profissionais da saúde que trabalham no Hospital Regional Público da Transamazônica em uma cerimônia simbólica de início de vacinação. 

“São 5.844 doses que serão distribuídas conforme planejamento da SESPA central junto com o Ministério da Saúde e a Regional. Depois iremos fazer o deslocamento até a rede de frios para a organização do quantitativo de cada município e consequentemente iremos fazer a entrega para os secretários municipais da região do Xingu, que estão todos presentes aqui no nosso município de Altamira, com os demais prefeitos da região”, explicou diretor do 10º Centro Regional de Saúde, Mauricio Nascimento, à nossa equipe ainda no aeroporto.

Ele ainda completa dizendo que estas vacinas são uma vitória do povo. “Isto é uma vitória do povo, uma vitória do povo paraense, uma vitória para a nossa região do Xingu e da Transamazônica”, finalizou.

A distribuição das vacinas para os 13 centros Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) começou durante a madrugada desta terça-feira, 19.

Segundo a direção da Secretaria, a intenção do governo do estado é começar a vacinar os profissionais da saúde que atuam na linha da frente, indígenas aldeados e idosos institucionalizados, que compõem o grupo prioritário da primeira fase da campanha, conforme previsto no Plano Paraense de Vacinação Contra a Covid-19. Da carga de 173.240 doses desse primeiro carregamento, 48.680 são destinadas à população indígena.

O planejamento de vacinação do Governo do Pará conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para garantir eficiência na logística e segurança da distribuição.

Reprodução do Facebook Xingu 230

Confira as fases da vacinação:

1ª Fase: Trabalhadores de saúde; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

2ª Fase: Profissionais da segurança pública na ativa; idosos de 60 a 79 anos de idade; idosos a partir de 80 anos e povos e comunidades tradicionais quilombolas.

3ª Fase: Indivíduos que possuam comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão e obesidade);

4ª Fase: Trabalhadores da educação; Forças Armadas; funcionários do sistema penitenciário; população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente severa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 04h17 - Fonte: Climatempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.