Cidades ALTAMIRA

Chuva forte atinge Altamira e causa alagamentos em área afetada pelas obras da usina de Belo Monte

Moradores que vivem aos arredores da lagoa do bairro Independente I aguardam o remanejamento da Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento.

09/01/2021 12h05
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará
Reprodução da TV Liberal Afiliada da Rede Globo
Reprodução da TV Liberal Afiliada da Rede Globo

Uma forte chuva nesta sexta-feira (8) atingiu o município de Altamira, no sudoeste do Pará, e deixou vários pontos da cidade alagados. Um dos trechos mais afetados foram os moradores do bairro Independente I, próximo a uma lagoa. Eles aguardam serem remanejados do local por conta de obras da Norte Energia.

"Com 20 minutos de chuva, tudo alaga por aqui. Em pouco tempo, a água toma conta da casa inteira com a maior facilidade", conta Edileuza dos Anjos, dona de casa e moradora da região.

Edileuza faz parte de uma das 100 famílias que vivem na região, e aguardam o remanejamento da Norte Energia. Essas pessoas foram reconhecidas em 2017, pelo Ibama, como impactadas socialmente pela Usina de Belo Monte.

Em dezembro de 2019, a prefeitura de Altamira conseguiu uma liminar na Justiça contra a Norte Energia. A determinação obriga a empresa a concluir o processo de reassentamento das famílias, o mais rápido possível. No entanto, a ordem judicial ainda não foi cumprida.

Nota da Prefeitura de Altamira

Em nota, a Prefeitura de Altamira informou que já está fazendo reuniões junto com representantes da Norte Energia para tratar dos problemas das populações afetadas pelos alagamentos, além de outras dificuldades que causam transtorno a moradores das áreas urbanas e comunidades ribeirinhas.

Nota da Norte Energia

Já a Norte Energia informou que, apesar de comprovar tecnicamente que não é responsável pela realocação, concordou em assumir o remanejamento das famílias, com base em um termo de compromisso assinado com a prefeitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA

Itaituba - Pará

Sobre o município
Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA
Atualizado às 08h57 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 33°

28° Sensação
17 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva