Cultura e Entretenimento Festival de Cinema

Cerimônia de Abertura do Fest Alter 2020, nesta quarta, com a presença do Cacique RAONI

O Fest Alter 2020 poderá ser acessado pelo site do Festival, que levará o usuário para a plataforma "Fest Alter Play".

08/12/2020 14h09
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom festival de cinema de Alter do Chão
Divulgação
Divulgação

A segunda edição do Festival de Cinema de Alter do Chão, desta vez apresentado virtualmente por causa da pandemia, começará nesta quarta, 09/12, indo até o dia 13 de dezembro. A Cerimônia de Abertura, às 20 horas, contará com um depoimento  do Cacique Raoni, que já foi indicado ao Nobel da Paz e é a maior liderança indígena do país. No evento, apresentado pela "Rainha do Saíré"Maria Eulália Borari e o cineasta e artista visual Paulinho Sacramento, a presença de inúmeros artistas entre cineastas, diretores e produtores; cientistas especializados em meio-ambiente, aquecimento global e experts em assuntos relacionados à Amazônia, e demais lideranças indígenas como Daniel Munduruku, Aline e Edson Kayapó, e quilombolas como Daniel de Souza, do Quilombo Jauary, o mais antigo da região amazônica. O Fest Alter 2020 poderá ser acessado pelo site do Festival, https://www.festivaldealterdochao.com.br/, que levará o usuário para a plataforma "Fest Alter Play". Nela, gratuitamente, depois de realizado o cadastro, todas as programações e filmes poderão ser visualizados, e a plataforma já estará disponível para a votação popular.

Dentre as principais solenidades, em uma live no dia 12/12, às 20 horas, serão anunciados os ganhadores do  "Concurso de Trilhas", com temas criados, e inspirados, em cenas de filmes clássicos do cinema mundial. Quanto ao resultado da "Mostra Competitiva", os  premiados com o  "Troféu Muiraquitã", criado e confeccionado pelo artista Rony Borari, serão conhecidos durante a live de encerramento do Festival,dia 13:12, às 21 horas. Vale reiterar que, além do voto popular,  o Fest Alter conta um júri de notáveis presidido pelo cineasta Xavier de Oliveira, e formado por Pedro Bial, Marcelo Tas, Zezé Motta, a atriz e cineasta indígena Célia Maracajá, e Indaiá Freire, mestre em literatura e cinema.  

Cacá Diegues, presidente de honra do Festival, que terá uma amostra com alguns dos seus filmes mais expressivos (vale lembrar que "Bye, Bye Brasil" completa 40 anos em 2020), será uma das presenças especiais da Cerimônia de Abertura, assim como Mari Sá Freire, a viúva de Aldir Blanc, que será homenageado por inúmeros artistas em depoimentos e canções. 

Entre as personalidades que irão participar da Cerimônia de Abertura, podemos destacar as participações de Locca Faria (diretor-geral  do Fest Alter), dos cineastas Neville D´Almeida, Flávio Tambellini, Luiz Fernando Goulart, Xavier de Oliveira; do pintor e artista plástico português e autor do cartaz do Fest Alter 2020 José Emídio; do diretor de teatro Amir Haddad; do pintor e artista plástico José Roberto Aguillar; do representante da Cultura do Governo da França no Brasil  Romann Datus; da diretora do Festival "Olhares do Mediterrâneo", de Lisboa, Sarah David Lopes; do Superintendente do Sebrae da Região Norte Rubens Magno; do prefeito reeleito de Santarém Nélio Aguiar; do Secretário de Cultura de Santarém Luís Alberto Figueira; da Coordenadora de Conteúdo do Canal Brasil Marina Pompeu; do cientista brasileiro, premiado internacionalmente, Ricardo Galvão; e dos artistas Moacyr Luz, Fafá de Belém, Marcelo D2, Raimundo Fagner, Roberto Menescal,  Monique Aragão, Cláudio Jorge (que acabou de ganhar um Grammy Latino), da ex- ministra da Cultura, a cantora e compositora Ana de Hollanda. dos artistas regionais Nilson Chaves, Marcelle Almeida, Chico Malta e Maria Lídia e do cearense Eudes Fraga. 

Durante o festival, outras e inúmeras presenças importantes em debates, palestras e lives. Além de muitos artistas que fizeram  questão de prestar suas homenagens  ao mestre Aldir Blanc como: João Bosco, Wagner Tiso, Cristóvão Bastos, Jorge Vercillo, Guinga,  Cláudio Nucci, Dori Caymmi, Zé Renato, Anna Paes, Luanda Cozetti, Norton Daiello e outros supracitados que estarão na live de abertura como Fafá de Belém, Moacyr Luz, Fagner, Marcelo D2, Ana de Hollanda e Roberto Menescal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 17h30 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

29° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.