O Ministério Público recomendou na sexta-feira (27) que as cidades de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra reunissem em 24h o o Comitê de Gestão de Crise para tratar sobre as flexibilizações de atividades por causa do aumento da Covid-19 na região metropolitana de Santarém.
A Prefeitura de Santarém recebeu a notificação ainda na sexta-feira e enviou, nesta segunda-feira(30) um pedido para que a reunião do comitê seja realizada no prazo de até 5 dias uteis. Ate sexta-feira (04) o comitê de gestão de crise do município deve se reunir e tratar sobre medidas para coibir ainda mais o avanço da Covid-19.
Conforme a recomendação do MP, os municípios devem avaliar as atuais medidas em atividades não essenciais em cada cidade em combate ao novo coronavírus. Além de ter que explicar a razão da deliberação por flexibilização de atividades e eventos, reuniões públicas. O MP requer também a avaliação dos números de casos da Covid-19.
A recomendação pede para que sejam intensificadas as fiscalizações e os decretos sobre distanciamento social e regras sanitárias de cada município sejam cumpridos de forma efetiva.
Outro item da recomendação prevê que sejam adotadas medidas de ampliação no quadro de profissionais em saúde. E exige que sejam divulgados em tempo real os boletins diários atualizados em todos os meios de comunicação oficiais.
A Procuradoria Jurídica do município de Santarém destacou que todas as medidas estão sendo atendidas, mas que pediu uma prazo maior para reunir o comitê.
De acordo com o último boletim, em Santarém, há 11.694 casos confirmados da doença e 441 mortes causadas pela complicação da Covid-19. A atualização ocorreu às 21h de domingo (29).
A Prefeitura de Santarém reforça ainda que as medidas de higiene devem mantidas para evitar a proliferação da doença.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuva