Desde abril, as operadoras nacionais fortalecem uma iniciativa para que os clientes mantenham seus cadastros completos e em situação regular nas linhas pré-pagas. A medida é uma exigência da Anatel, que pretende evitar fraudes com CPF de terceiros.
A partir desta segunda-feira, usuários de telefonia do Brasil inteiro terão seus dados exigidos para a continuidade da operação de suas linhas. Antes, ação era válida apenas para os estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Agora, a medida será aplicada em todos os estados restantes. Clientes das operadoras Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel em situação irregular de cadastro receberão um aviso das empresas para o recadastramento, de acordo com a Lei 10.703/2003.
Para regularizar a linha, basta informar nome completo, CPF (se for pessoa física) e endereço completo com CEP. Quem não participar no prazo estipulado pela operadora poderá ter sua linha bloqueada, até a atualização do cadastro.
A iniciativa da Anatel surge em boa hora. Atualmente, para ativar uma linha pré-paga, basta digitar o número do CPF após a inserção do chip no aparelho. Em alguns casos, números inválidos já foram aceitos.
É um sistema que se provou ineficiente e inseguro para os consumidores brasileiros. A ideia é que, a partir de março de 2020, as operadoras adotem um novo modelo de cadastro para as ativações pré-pago.
As operadoras vão alertar clientes com pendências cadastrais através de diversos meios: via SMS, voicer (chamada de voz gravada), ligações com atendente humano, pop-ups na tela do celular, entre outros.
O recomendado é que todos os usuários de linhas pré-pagas entrem em contato com a Central de Atendimento das suas operadoras para verificar a atual situação do cadastro.
Claro: 1052
TIM: *144
Vivo: *8486
Oi: *144
Algar: 1055
Sercomtel: 1051
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