Saúde ITAITUBA

Hospital Regional do Tapajós (HRT) já realizou mais de mil hemogramas e alerta sobre a importância desse tipo de exame

Hemogramas e gasometria arterial são os principais exames realizados para o acompanhamento do tratamento de pacientes internados devido a complicações da COVID-19.

23/11/2020 17h30 Atualizada há 2 meses
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom HRT
Ascom HRT - Hospital Regional do Tapajós
Ascom HRT - Hospital Regional do Tapajós

Por conta da correria do dia-a-dia, muitas pessoas não conseguem garantir uma vida saudável, deixando de lado os cuidados com a saúde. Esquecem que uma fraca dor de cabeça, um desconforto estomacal ou uma simples pontada no peito são reflexos do corpo informando que algo não está certo. E, para que isso seja evitado, a realização de exames clínicos ao menos uma vez ao ano é fundamental. Entre esses exames, um dos mais importantes é o hemograma. 

A biomédica Camila Belo, que há 9 anos exerce a profissão e atualmente integra o quadro do Hospital Regional do Tapajós (HRT), explica a importância do hemograma.

“O hemograma é uma análise de células sanguíneas que ajuda a detectar anemias e infecções. É considerado um dos principais exames para diagnóstico e avaliação dos pacientes e ajuda aos médicos na identificação de qualquer tipo de infecção”, conceituou.

O hemograma analisa as células presentes no sangue, como hemácias, eosinófilos, leucócitos, linfócitos e, por ele, é possível identificar também se a pessoa tem algum tipo de câncer sanguíneo.

“Com o exame, é possível acompanhar se o paciente está com uma imunidade boa. É por meio dele que o médico vai fazer o direcionamento por onde ir, se é algum problema sanguíneo, se é o caso de um câncer, então ele é de extrema importância”, destacou.

Mais de mil hemogramas

O HRT, que tem atuado como referência na região do Tapajós para o tratamento da COVID-19, já atendeu 138 pacientes e, desde o dia 9 de junho até o dia 23 de novembro, realizou 1204 hemogramas e 1390 de gasometria arterial. Esses são os principais exames realizados para o acompanhamento do tratamento de pacientes internados devido complicações de Coronavírus.

Camila enfatizou a importância da realização dos demais exames laboratoriais para a assistência médica.

“É por meio deles que o médico se norteará para poder tratar a doença, ver se o tratamento está fazendo efeito e até mesmo se vai ser preciso outras modalidades de especialidades para os pacientes”, explicou.

Ainda segundo a biomédica, a realização dos exames laboratoriais pode indicar o desenvolvimento de deficiências antes que elas surjam.

“Os exames podem detectar se a pessoa está iniciando um problema cardíaco, por exemplo. Muitas vezes, um infarto pode ser diagnosticado em um simples exame de enzimas cardíacas, uma vez que o sangue apresenta substâncias que demonstram se a pessoa vai ter um problema cardíaco”, exemplificou.

Engana-se quem pensa que o check-up só envolve exames e é o essencial para garantir uma vida saudável. Camila lembra que além da realização dos exames, também é preciso manter uma dieta balanceada e fazer atividades físicas regularmente.

“Mais do que fazer testes, é necessário estabelecer a prevenção. Deve buscar saber como o seu corpo está reagindo a tudo isso. A saúde não é somente física, mas também mental, tudo está interligado, então cuidar do corpo e cuidar da mente é uma forma de se evitar doenças”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA

Itaituba - Pará

Sobre o município
Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA
Atualizado às 00h31 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

25° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva