Educação SANTARÉM

Secretaria de educação de Santarém oferta curso de capacitação a professores da rede municipal em parceria com o MEC

A capacitação é destinada a professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Os interessados já podem se inscrever

19/11/2020 17h50 Atualizada há 2 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom SEMED
Reprodução de Rede Social
Reprodução de Rede Social

Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa aos professores, que estão abertas as inscrições ao curso on-line sobre práticas de produção de texto. A capacitação é gratuita e tem como público-alvo professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

De acordo com a coordenadora Gestão de Alfabetização da Semed, professora Heloisa Sousa, o curso busca capacitar os professores que atende a esse público no município de Santarém.

 

“Então, esse curso ao capacitar os professores, naturalmente os conteúdos escolares vão contribuir com o aprendizado das crianças e ajuda-los a desenvolver melhor suas atividades educacionais no futuro”, destacou a professora Heloísa.

As inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas e podem ser feitas exclusivamente pela plataforma virtual Avamec. O curso tem carga/horária de 120 horas, dividido em 12 módulos e vai abordar comunicação e atuação, interpretação de fatos, exemplificando causa e efeito, assunto e conclusão, manipulando notícias, entre outros.

Heloisa disse ainda que a produção de texto é um dos indicadores em crescimento no município de Santarém.

“Toda avaliação externa utiliza redação e se percebe que a cada ano a idade das crianças vem diminuindo o que exige o acompanhamento da sua preparação”, ressaltou.

Heloísa explicou também que em anos anteriores só eram avaliadas as crianças do 5º ano, mas, hoje os alunos do 2º ano também são avaliados. Então professores e alunos precisam se preparar com antecedência para atender as mudanças no processo educacional do século XXI.

A iniciativa do curso resulta de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf), vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), como parte do programa Tempo de Aprender, da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 2019, que elenca a produção de escrita como um dos seis componentes essenciais da alfabetização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 14h24 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
7 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.