Educação UFOPA

Universidade Federal do Oeste do Pará inaugurada sede do campus em Itaituba

Em Itaituba, a solenidade de inauguração do campus iniciou-se às 18h30, com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, da vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier, de pró-reitores, de diretores de unidades acadêmicas, diretores de campi e servidores lotados nas unidades administrativas que tiveram papel relevante na execução da obra.

08/11/2020 10h48
Por: RB1Notícias Fonte: ASCOM UFOPA
Por questões de biossegurança, o descerramento da placa de inauguração foi feito com número mínimo de convidados. Foto: Roberto Branco Filho
Por questões de biossegurança, o descerramento da placa de inauguração foi feito com número mínimo de convidados. Foto: Roberto Branco Filho

Com um número reduzido de convidados e seguindo rigorosas regras de biossegurança, foi inaugurado nesta quinta-feira, 5 de novembro, o prédio da sede do campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Itaituba. A cerimônia, que ocorreu na área externa, foi transmitida ao vivo pela Internet e marcou as comemorações de aniversário de 11 anos da Ufopa. Eventos ocorridos na sede da Ufopa e em outros campi fora da sede também marcaram esta comemoração diferenciada por causa da pandemia de Covid-19.

Em Itaituba, a solenidade de inauguração do campus iniciou-se às 18h30, com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, da vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier, de pró-reitores, de diretores de unidades acadêmicas, diretores de campi e servidores lotados nas unidades administrativas que tiveram papel relevante na execução da obra.

Na mesa de autoridades, além do reitor e da vice-reitora, estavam o diretor do Campus Itaituba, Luamim Tapajós; o diretor da construtora Mix Engenharia; Manoel Morais Oliveira; o Superintendente de Infraestrutura da Ufopa, Vítor Viana; e o representante discente, Luiz Henrique Rocha, aluno da primeira turma do curso de Engenharia Civil de Itaituba.

“Com cerca de 70% da obra concluída, começamos a enfrentar a pandemia. Foram inúmeras dificuldades: a saúde dos operários, a questão logística, a falta de material – mas com esforço e empenho chegamos ao final e estamos entregando a obra”, frisou o diretor da Mix Engenharia, Manoel Morais de Oliveira.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/ccfcf344f7334ee567b8c58b2927c298_O3ROJq7.jpgReitor Hugo Alex Diniz discursa durante solenidade de inauguração.
Foto: Lenne Santos,

Com um discurso emocionado, o reitor Hugo Alex Diniz relembrou o período em que foi coordenador do curso de Matemática em Itaituba, no ano de 2004. Ressaltou a relevância das “parcerias institucionais”, citando o Instituto Federal de Educação (IFPA), lembrou avanços em forma de editais acadêmicos, assistência estudantil, na pesquisa, na extensão, e reforçou o compromisso de entregar “todas as obras em andamento” até o final da sua gestão, em abril de 2022.

“Temos muita satisfação e alegria de estar concluindo obras que foram iniciadas em gestões passadas, e esta, que foi iniciada e está sendo entregue na nossa gestão”, comemorou o reitor. Diniz reiterou o papel do Comitê Gestor de Obras (CGO), que para ele “trouxe inovação na gestão de obras públicas e pode até servir de modelo para gerir obras em outras instituições”.

A vice-reitora e presidente do CGO, Aldenize Xavier, chamou a atenção para a necessidade da gestão sustentável do novo prédio do Campus Itaituba:

“A obra acabou, mas o trabalho continua. A equipe entrega uma missão e recebe outra, que vai muito além da manutenção predial”. Xavier também salientou o esforço da equipe de servidores para a conclusão desta obra: “O nosso investimento está nas pessoas. Quem faz a obra não é apenas uma pessoa, um fiscal, mas sim o empresário e a gestão interna, que consolida e dá saúde financeira ao que precisa ser feito”.

O diretor do Campus Itaituba, Luamim Tapajós, fez questão de relembrar os nomes daqueles que ajudaram a trazer o ensino superior público para a cidade de Itaituba, desde a implantação do Núcleo da então Universidade Federal do Pará (UFPA) na cidade. Relembrou o papel relevante dos ex-reitores da Ufopa para a consolidação “deste sonho” e dos servidores do campus. Tapajós homenageou os reitores e servidores da sede e do campus que atuaram diretamente para a realização e conclusão da obra. Enfatizou o caráter científico dado às diversas etapas de construção:

“Foi um processo natural: a curiosidade dos alunos do nosso curso de Engenharia Civil, que fizeram diversas visitas às obras e lançaram novos olhares aos processos de construção, como, por exemplo, o questionamento que surgiu a partir do uso de estaca RAI e estaca hélice, esta última muito mais econômica”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/900e93d761e81a4d4209a851b5736518.jpgDiretor do campus de Itaituba, Luamim Tapajós, relembra
os pioneiros da educação superior em Itaituba.
Foto: Roberto Branco Filho

Prédio do Campus Itaituba

Com quatro pavimentos, totalizando uma área construída de 1.900 metros quadrados, o Bloco Modular Padrão (BMP), que vai abrigar a sede do Campus Itaituba da Ufopa. no qual se oferta o curso de Engenharia Civil, é formado por seis salas de aula com capacidade para 50 alunos cada uma, 2 laboratórios multidisciplinares de engenharia, laboratório de informática, biblioteca, auditório com capacidade para 100 pessoas, salas administrativas e acadêmicas, sala dos professores, sala de reunião e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais (PcDs) em cada um dos pavimentos.

O tradicional parabéns em comemoração aos 11 anos da UfopaOs parabéns pelos 11 anos da Ufopa. Foto: Lenne Santos

11 anos da Ufopa

Mantendo o distanciamento social, os presentes cantaram o tradicional "Parabéns pra você!" pelos 11 anos de criação da Ufopa, comemorados em 5 de novembro. Em seguida, os reitores efetuaram o corte do bolo de aniversário, servido aos presentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA

Itaituba - Pará

Sobre o município
Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA
Atualizado às 14h04 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
6 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.