Política ELEIÇÕES 2020

Campanhas eleitorais descumprem decreto contra covid-19 e causam aglomerações no Pará

Alguns candidatos chegaram a fazer comício em praça pública.

04/11/2020 10h58
Por: RB1Notícias Fonte: ROMA NEWS
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um festival de aglomerações, contato físico e a falta de utilização de máscaras pode ser facilmente encontrado durante carreatas e até mesmo nas redes sociais de candidatos que concorrem ao pleito nas eleições 2020.

A aglomeração, sem o correto distanciamento social de 1,5 metro, e o não uso de máscaras favorecem a transmissão do vírus da covid-19, conforme orienta a pesquisadora e médica infectologista da Universidade Federal do Pará (UFPA) Rita Medeiros. “Justamente agora, que estamos com aumento de casos da doença na cidade de Belém. E o que vemos nas passeatas e carreatas é uma quebra generalizada dessas regras obrigatórias em tempos de pandemia”, afirmou.

Os dados comparativos de 28 de setembro, início da propaganda eleitoral, até esta última segunda-feira, 2, divulgados pela Secretaria de Saúde Pública, indicam que houve um aumento no número de casos confirmados no período.

A infectologista afirma que o momento é de mostrar comprometimento com as orientações básicas contra o novo coronavírus.

“É preciso dar o exemplo à população, ao eleitorado, mostrando comprometimento com as orientações básicas para distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Quando vejo candidatos que não cumprem essas regras, penso logo que não ligam para a saúde da população”, revelou Rita. 

O último boletim covid-19 do dia 28 de setembro apontavam 229.175 no total de casos confirmados e 6.560 mortes. Já a última atualização da Sespa do dia 2 de novembro mostrou um total de 253.449, com 6.762 óbitos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 05h42 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 32°

23° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.