Saúde HRPT Altamira

Hospital Regional Público da Transamazônica promove concurso de higiene das mãos em Altamira

O objetivo é aumentar a conscientização e prevenção para doenças infectocontagiosas.

30/10/2020 18h00
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom HRPT
Concurso de higienização
Concurso de higienização

“Você já parou para pensar na importância das mãos no seu dia a dia?” Essa foi uma das frases mais repetidas e lembradas pelos profissionais da saúde na última quinta-feira, 29, no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira. 

Isso porque a unidade, mantida pelo Governo do Pará, e gerenciada pela Pró-Saúde, realizou o “I Concurso de Higiene das Mãos”. Idealizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o objetivo da ação é contribuir para a prevenção de infecções hospitalares, além de promover a segurança do paciente, profissionais da saúde e da população. 

As mãos são as principais vias de transmissão de germes e microrganismos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) sua correta higienização pode reduzir em até 40% o risco de contrair doenças como a gripe, diarreia e o novo coronavírus (Covid-19). 

O concurso 

No início do mês de outubro, cada setor do hospital recebeu uma maquete em formato de mão. A peça foi confeccionada em parceria com o setor de Manutenção, que reutilizou placas antigas de sinalização do HRPT. Uma forma sustentável e consciente de reaproveitamento. 

Nela, os participantes deveriam customizar de forma criativa expondo as ideias e desafios encontrados frente à pandemia da Covid-19. 

As apresentações envolveram todos os 49 setores do HRPT e foram realizadas em dois turnos: manhã e tarde. Além disso, o evento contou com a participação de 10 jurados, que foram selecionados criteriosamente entre profissionais da saúde da região do Xingu, da imprensa local e ex-pacientes. 

Apresentações 

Cada setor escolheu um ou dois colaboradores que explicassem detalhadamente o motivo da escolha dos adereços de sua “mãozinha” aos jurados. As apresentações foram um verdadeiro show à parte. 

Torcidas, emoção, gritos de guerra, fantasias e álcool gel, aliás, muito álcool gel. O auditório da unidade se tornou palco de interpretações dignas de artistas.  

Os quesitos avaliados pelo júri foram: apresentação e caracterização das mãozinhas. 

Vítima de acidente de trânsito, o ex-paciente Gleidson Andrade fez parte do corpo de jurados. Em 2019, ele ficou 28 dias em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRPT e ontem, durante as apresentações, pôde agradecer a toda a equipe da unidade pela sua recuperação. 

“Agradeço a todos pelo tratamento, sofri um acidente muito grave no ano passado. No meu caso, a higiene correta das mãos evitou qualquer tipo de infecção hospitalar durante minha internação”, conta Gleidson. 

Vencedores 

Na manhã desta sexta-feira, 30, ocorreu a cerimônia de premiação aos vencedores. No primeiro lugar houve empate técnico entre os setores de Farmácia, Central de Material Esterilizado (CME) e UTI adulto. Ambos foram premiados e ganharam um troféu. 

O segundo lugar ficou com a Clínica Pediátrica, e o terceiro, com a equipe multiprofissional do Psicossocial. 

O concurso seguiu todas as recomendações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). 

Experiência em gestão 

O Regional da Transamazônica é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do país, que realiza a gestão de serviços de saúde há mais de 50 anos. 

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).  

Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 01h44 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 32°

31° Sensação
13 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.