Saúde Gestão

Sespa suspende contrato com instituição que administra Hospital de Castelo de Sonhos, em Altamira

População da região teme que unidade de saúde feche as portas.

15/10/2020 14h43
Por: RB1Notícias Fonte: ROMA NEWS
Reprodução de Rede Social
Reprodução de Rede Social

A população do distrito de Castelo de Sonhos, na região do Xingu, denuncia que o hospital público inaugurado há menos de três meses fechará as portas nesta quinta-feira, 15.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) enviou ofício à direção do Instituto Nacional de Assistência Integral (Inai), suspendendo o contrato de gestão do Hospital Público de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho, a partir desta quinta-feira. O instituto é responsável pelo gerenciamento do hospital e pelas contratações dos profissionais de saúde.

Castelo de Sonhos é um distrito do município de Altamira, mas fica distante mais de 1 mil quilômetros da sede da cidade. O distrito tem uma população de cerca de 20 mil habitantes e a unidade de saúde é o único hospital de médio porte na região. O hospital começou a ser construído em 2014, na gestão do governador Simão Jatene (PSDB), mas foi inaugurado somente em julho deste ano de 2020 pelo governador Helder Barbalho (MDB).

O Hospital Regional de Castelo de Sonhos possui 33 leitos, distribuídos entre atendimento de emergência e internação, além de salas de apoio e consultórios. No total, a administração estadual investiu quase R$ 20 milhões do orçamento do Estado para concluir a obra, que além de atender a população do distrito, também atende indígenas das aldeias da região.

No ofício, assinado pelo coordenador do Grupo Técnico de Controle e Avaliação da Gestão dos Hospitais Metropolitanos e Regionais, Albenir Dias da Silva, a Sespa informa ao Inai, que o contrato firmado dia 15 de abril de 2020 encerrará dia 15 de outubro, “não havendo mais interesse desta secretaria em continuar com o contrato”.

A Sespa não informou se a gestão do Hospital Regional de Castelo de Sonhos será repassada a outra instituição. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 21h39 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

28° Sensação
10.5 km/h Vento
39.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Chuvoso