Cidades Granizo

Região do Xingu e Transamazônica registra terceiro caso de chuva de granizo

Uruará registra tempestades isoladas e chuva de granizo. Essa é a terceira vez que o fenômeno é registrado na região do Xingu e Transamazônica.

14/10/2020 12h33
Por: RB1Notícias Fonte: Site Confirma Notícia
Imagens Internet
Imagens Internet

Não é comum na região norte ouvir falar em chuva de granizo. Mas, isso tem se tornado mais comum do que podíamos pensar. Desta vez, o município de Uruará registrou tempestades com rajadas de vento, que assustou os moradores da cidade e trouxe também, chuva de granizo.

As tempestades aconteceram em duas localidades da área rural do município, durante dois dias. Nas comunidades do travessão km 130 norte e Castelo de Areia, e também travessão km 190 sul. Mas o que chamou mesmo a atenção foi o fenômeno até então considerado incomum, chuva de granizo.

Apesar de estarmos no período do verão amazônico, o último registro de chuva surpreendeu os moradores, e causou estragos. O vento forte quebrou árvores ao meio, derrubou a rede de energia, destelhou casas, destruiu viveiros e deixou árvores caídas na estrada obstruindo o trânsito.

De acordo com o Inmet, a chuva de granizo se forma em nuvens específicas, em regiões mais quentes e com altos índices de umidade. E devido a altitude elevada e baixas temperaturas, propiciam o fenômeno.

No último dia 05 de setembro um vídeo feito por moradores da comunidade Vila Nova, localizada em Senador José Porfírio, mostra as pedras de gelo caindo em pleno verão amazônico.

Em Medicilândia, a chuva de granizo foi registrada no último dia 28 de setembro, e agora, Uruará, sendo o terceiro município da região, a apresentar o fenômeno. Todos os registros ocorreram nos finais de semana.

Segundo o coordenador do Inmet, José Raimundo, o fenômeno na região é raro, principalmente nessa época do ano. Na região do Xingu, o gelo literalmente derrete antes de chegar à superfície.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Uruará - PA
Santarém - PA
Atualizado às 21h59 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

28° Sensação
10.5 km/h Vento
39.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Chuvoso