Saúde ITAITUBA

Hospital Regional do Tapajós comemora dois meses salvando vidas

Desde a sua inauguração, em julho, foram registradas 84 internações; 35 pessoas receberam alta e 132 exames de imagens foram produzidos. Funcionando 24h, o HRT disponibiliza 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54 de enfermaria. No momento, a Unidade presta atendimento para nove pacientes.

09/09/2020 19h04 Atualizada há 2 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom HRT
Foto: Ascom HRT
Foto: Ascom HRT

No dia (09) de setembro, o Hospital Regional do Tapajós (HRT) completou dois meses de funcionamento. A Unidade, que funciona em Itaituba, no sudoeste do Pará, têm prestado atendimento exclusivo à pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19. 

Desde a sua inauguração, em julho, foram registradas 84 internações; 35 pessoas receberam alta e 132 exames de imagens foram produzidos. Funcionando 24h, o HRT disponibiliza 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54 de enfermaria. No momento, a Unidade presta atendimento para nove pacientes.

Altas

Graças à assistência humanizada prestada com muita dedicação e amor pela equipe multiprofissional do HRT, já são 35 famílias que receberam seus entes queridos recuperados do novo Coronavírus. O que não passou batido entre equipe e diretoria.

“O Hospital foi inaugurado no momento crucial para enfrentamento à pandemia na região do Tapajós e tem somado esforços ajudando a salvar vidas”, comemorou Silvério Cardoso, Diretor Geral.

A celebração pelo segundo mês se deu em dois momentos; o primeiro comemorando o aniversário de 73 anos do paciente José Custódio, morador do município de Rurópolis; e a marca da trigésima quarta alta, concedida ao paciente Raimundo Antônio do Nascimento, de 70 anos. José Custódio ganhou um bolo de aniversário que também foi seguido por sua liberação e alta médica.  

Já Raimundo, que teve complicações graves em decorrência da COVID-19, comemorou a alta e “mêsversário” do HRT junto com a equipe do Hospital e com familiares. Ansioso, Raimundo contou sobre a saudade da família e de voltar às suas atividades.

“Agradeço aos médicos, enfermeiros, auxiliares em geral. Fiquei 31 dias em um leito, mas foi bem confortável. Não tenho o que falar, só agradecer pelo apoio e assistência do Hospital”, resumiu.

Serviços

Dotado de uma estrutura moderna, o HRT conta com respiradores, monitores multiparâmetro, bomba de infusão, laboratório de exames clínicos, Raio-X, máquina de hemodiálise e um tomógrafo para realização de exames de imagem nos pacientes.

Nesse período foram aproximadamente 30 sessões de hemodiálise já realizadas. Ao todo também foram realizados 108 exames de tomografia computadorizada e 24 exames de Raio-X em pacientes com COVID-19.

A inauguração do HRT além de fortalecer os atendimentos clínicos, proporcionou a população da região do Tapajós a geração de mais empregos e, consequentemente, de renda. A Unidade conta com mais de 250 profissionais da área da saúde e têm trabalhado em escala de plantão. São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos bioquímicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, engenheiros clínicos, psicólogas, técnicos de laboratório, técnicos em radiologia e auxiliares de farmácia.

É com grande felicidade que a enfermeira Marcela Cristina comemora a oportunidade de fazer parte do quadro de profissionais.

“Sempre quando passava pela frente da Unidade, ainda cursando a faculdade de enfermagem, falava para mim mesma, ‘um dia vou trabalhar aqui’. Hoje estou ajudando a salvar vidas no HRT”, lembrou.

Além desses profissionais, o Hospital conta também com mais de 200 outros colaboradores, sendo eles dos setores de manutenção, segurança, limpeza, assistência e auxílio administrativo, essenciais para o funcionamento da unidade

 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA

Itaituba - Pará

Sobre o município
Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA
Atualizado às 14h47 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

36° Sensação
17 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.