Especiais São Félix do Xingu

Vaquinha arrecada R$ 36 mil para mulher que cavou poço de 3 metros sozinha em São Félix do Xingu, no sul do Pará

A história ganhou repercussão no TikTok, onde o vídeo teve mais de dois milhões de visualizações.

25/08/2020 15h45
Por: RB1Notícias Fonte: Uol
Reprodução de Rede Social do Uol
Reprodução de Rede Social do Uol

Uma vaquinha virtual arrecadou mais de 36 mil reais para uma trabalhadora rural que cavou sozinha um poço artesiano de três metros de profundidade, na área rural do município de São Félix do Xingu, no sul do Pará. A história ganhou repercussão no TikTok, onde o vídeo teve mais de dois milhões de visualizações. O clipe chamou a atenção do site Razões para Acreditar, que organizou a arrecadação online.

Casada e mãe três filhos, Joana de Souza Brito, 31, cuida do marido, que ainda sofre as sequelas de um AVC. A família enfrenta dificuldades financeiras, já que o sustento vinha da venda de sabão em pasta caseiro que ela fazia de porta em porta. A renda, de apenas R$ 300 ao mês, foi reduzida quase a zero com a pandemia do novo coronavirus. Eles estavam sobrevivendo com a ajuda de doações de vizinhos.

Não bastasse a dificuldade financeira, a família também sofre há quatro anos com a falta d'água. Sem dinheiro para pagar o serviço, Joana resolveu arregaçar as mangas e cavar um poço.

"Aqui é uma caixa d'água para mais de trezentas famílias no inverno. Quando chega o verão falta água, o limite da água baixa muito. Tem dia que tem, tem dia que não tem. Aí eu resolvi cavar o poço por causa disso".

Sem nunca ter feito nada parecido, Joana conta que decidiu arriscar a empreitada lembrando o trabalho do pai.

"Eu fui nascida e criada na roça, de família pobre. Eu vi meu pai cavando poço. Tem uma ciência que a gente faz com galho de goiaba verde ou galho de amora e procura a veia d'água mais próxima da terra. Eu fiz e encontrei o local mais fácil e mais raso, que foi de uns três metros de fundura (sic)".

Definido o local, Joana começou as escavações. O trabalho começou no dia 2 de julho, usando ferramentas improvisadas e algumas emprestadas de vizinhos. Ela encontrou água após uma semana. O progresso foi todo transmitido pelo TikTok, que ela conheceu por acaso, mesmo sem ter nenhuma familiaridade com a internet.

"Eu tenho Facebook e vi um anúncio do TikTok, baixei e devagarzinho fui aprendendo". Hoje, ela já tem mais de 72 mil seguidores.

O vídeo de Joana cavando o poço de três metros de profundidade conta mais de dois milhões de visualizações, para surpresa dela. "Não esperava que ia dar tanta carreira quanto ele deu", conta — referindo-se ao alcance do vídeo. A conta chegou a cair e ela teve que fazer outra para continuar a postar os clipes da obra.

A história também chamou a atenção do fundador do site Razões para Acreditar, Vicente Carvalho, que já a acompanhava no TikTok.

"Eu vi a história dela lá e até então ia virar um vídeo compilando a construção do poço, porque eu não conseguia falar com ela. Até que um dia vi que ela estava ao vivo. Entrei na transmissão e disse que queríamos contar a história".

Após conseguir o contato com Joana, foi possível organizar a vaquinha.

"Essa parte tem toda uma situação jurídica, que confirmamos os dados da pessoa, a conta bancária, para registrar tudo no nome dela", conta Vicente.

Ele ficou surpreso com a repercussão da história da trabalhadora.

"Eu esperava que fosse uma repercussão legal, já que é uma história maravilhosa, mas o retorno das pessoas, que acreditaram nessa mulher de força e fibra, que tomou a liderança da família para si, nos deixou muito feliz".

Planos

Além de chamar alguém para finalizar o serviço do poço artesiano, Joana já sabe o que vai fazer com o restante do dinheiro.

"Vou dar para os meus filhos o que eu nunca tive. Quando eu era criança não tinha nem roupa para vestir, eu andava descalça, não tinha uma alimentação boa. Meus filhos vão ter essa oportunidade".

Joana também quer reformar a casa de madeira em que vive com a família e montar um negócio para obter uma renda fixa mensal.

"Penso em colocar alguma coisa para vender aqui, para ter um meio de vida melhor, para sempre ter dinheiro em casa e nunca faltar".

 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Santarém - PA
Atualizado às 15h08 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

36° Sensação
17 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.