Cidades Altamira

Chuva deixa vários pontos alagados em Altamira

Mais de duas horas de chuva intensa foi o suficiente para atingir vários pontos da cidade.

24/08/2020 18h08
Por: RB1Notícias Fonte: Site Confirma Notícia
Reprodução site confirma notícias
Reprodução site confirma notícias

Na avenida Tancredo Neves, a rua ficou tomada por água, no bairro Premem a via também ficou alagada. Transtorno no centro e nos bairros um pouco mais afastados.

A dona Osmarina na Silva mora há quatorze anos no entorno da lagoa e já não sabe mais a quem recorrer. Segundo ela o problema é frequente.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) cobra da empresa responsável pela hidrelétrica Belo Monte a retirada das famílias que moram na área.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a frente fria não atingiria a região sudoeste do Pará e sim o sul do estado, mas as chuvas são intensas desde o fim de semana. Em pleno agosto e a previsão para esta terça-feira (25) é que temperatura continue baixa.

Na rodovia Transamazônica, esse trecho que está em obras para ser pavimentado, ficou escorregadio e atrasou a viagem de muitos condutores e passageiros. Aqui em Altamira, o alerta continua e os moradores dos bairros afetados seguem cobrando a resolução para os alagamentos.

Em nota, a Norte Energia informou

Durante os anos de 2016 e 2017 o Ibama atribuiu responsabilidade à Norte Energia pela inundação das palafitas localizadas na lagoa do referido bairro, que seria decorrente do enchimento do reservatório da UHE Belo Monte; b) a Norte Energia comprovou tecnicamente ao órgão ambiental, com acompanhamento da Agência Nacional de Águas (ANA), que a formação do reservatório da hidrelétrica não causou impacto no nível da lagoa do Jardim Independente I, portanto não havia como atribuir à empresa a responsabilidade e respectiva obrigação de promover a relocação das famílias ali residentes; c) procurada pelo Ibama, a Norte Energia concordou em assumir a relocação das 496 famílias residentes em palafitas e 102 famílias residentes em 82 edificações em terra firme, no bairro Jardim Independente I, conforme número definido junto ao órgão ambiental a partir do cadastro realizado no bairro, desde que a prefeitura municipal de Altamira assumisse em definitivo as benfeitorias realizadas pela empresa em cumprimento às condicionantes do licenciamento ambiental da UHE Belo Monte; d) dentre essas benfeitorias, inclui-se o sistema de saneamento (água e esgoto), praias e obras de saúde e educação realizadas na cidade de Altamira; e) esta negociação resultou na elaboração de um termo de compromisso firmado entre Norte Energia, prefeitura municipal de Altamira e Ibama; f) assim sendo, a Norte Energia, apesar de não ser responsável pela referida relocação, assumiu o compromisso de executá-la na forma estabelecida pelo termo de compromisso ora mencionado, no qual, como já dito, foi estabelecido o número de famílias que seriam beneficiadas com a relocação; g) por fim, a Norte Energia ratifica o seu posicionamento em que se encerram seus compromissos na forma estabelecida pelo referido termo”.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 13h26 - Fonte: Climatempo
32°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 33°

36° Sensação
19 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.