Cidades Transparência

Procedimento administrativo é aberto para fiscalizar uso de recursos públicos na gestão do HRBA

De acordo com a 9ª Promotoria, devido a pandemia, há necessidade de fiscalização rigorosa para assegurar a assistência universal e gratuita aos usuários do SUS.

24/08/2020 13h03 Atualizada há 4 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
MPPA acompanha transparência de recursos na gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas — Foto: Geovane Brito/G1
MPPA acompanha transparência de recursos na gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas — Foto: Geovane Brito/G1

A 9ª Promotoria de Justiça de Santarém, no oeste do Pará, abriu Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar o cumprimento da transparência do emprego dos recursos públicos em decorrência do contrato de gestão firmado pelo Estado do Pará com a Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar), que gerencia o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA).

De acordo com a promotoria, por meio do endereço eletrônico é possível constatar que a contratação da Pró-Saúde se deu pelo Governo Estadual, através do Contrato de Gestão nº 023/2014, o qual se encontra no 18º termo aditivo.

Diante do atual contexto de pandemia pelo novo coronavírus e dos inúmeros mecanismos utilizados para desvio e malversação do dinheiro público, há necessidade de fiscalização rigorosa para assegurar a assistência universal e gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS.

O procedimento visa ainda garantir a defesa dos princípios da publicidade e moralidade administrativa, e para isso, a promotoria precisa acompanhar e fiscalizar o cumprimento da transparência do emprego dos recursos públicos na gestão do HRBA.

Em nota Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) informa 

Segue nota:

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) informa que presta todas as informações solicitadas pelo Ministério Público do Estado do Pará, assim como os demais órgãos de fiscalização.

A Pró-Saúde, entidade filantrópica responsável pela gestão do hospital, acrescenta que o procedimento administrativo é um processo natural realizado pelos órgãos de fiscalização.

É importante destacar que o HRBA foi um dos hospitais selecionados pela SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará) como referência no atendimento a pacientes com a Covid-19, além de ser reconhecido com um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, avançando em qualidade assistencial, durante o período de gestão pela Pró-Saúde.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 14h27 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

36° Sensação
17 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.