Saúde Voluntários

Doadores garantem 125 bolsas de sangue e 58 cadastros de medula no hemocentro de Santarém

A equipe de servidores do Hemocentro realizou uma gincana solidária interna, onde cada um deveria doar sangue ou mobilizar outra pessoa à doação.

17/08/2020 17h39
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
No último sábado (15), sala de coleta esteve movimentada — Foto: Ascom Hemopa/Divulgação
No último sábado (15), sala de coleta esteve movimentada — Foto: Ascom Hemopa/Divulgação

O sábado de feriado, alusivo à Adesão do Pará, foi bem movimentado para o Hemocentro Regional de Santarém. A unidade recebeu grupos de doadores voluntários e parceiros que contribuíram com 125 novas bolsas de sangue para o estoque de sangue e 58 cadastros de medula óssea.

Os doadores do projeto 'Vidas por Vidas' da Igreja Adventista são parceiros incansáveis da doação de sangue. "Fico feliz em poder realizar a campanha Vida por Vidas e ver que juntos somamos e fazemos a diferença. O sucesso dessa campanha vem acompanhado de muita oração intercessora. Sabemos que o poder da oração é incrível", disse a diretora do Ministério da Mulher da Igreja, Jane Escóssio.

Bruno Erick de 16 anos é integrante do projeto e fez a primeira doação neste sábado (15).

"É muito bom saber que eu posso ajudar outras pessoas. Fazer gestos bons porque o mundo está precisando disso".

O Hemocentro de Santarém também recebeu apoio de instituições e empresas parceiras que ofereceram brindes aos doadores. Entre eles, a Cooperativa dos Taxistas do Porto Hidroviário de Santarém que ofereceu transporte gratuito para os doadores que precisassem do serviço.

E para deixar o sábado mais animado, a equipe de servidores do Hemocentro realizou uma gincana solidária interna, onde cada um deveria doar sangue ou mobilizar outra pessoa à doação. A servidora Ana Carolina Lobato e o esposo Weuller de Sousa, doaram em casal.

Casal Ana Caroline e Welleur é parceiro até no ato de doação de sangue — Foto: Ascom Hemopa/DivulgaçãoCasal Ana Caroline e Welleur é parceiro até no ato de doação de sangue — Foto: Ascom Hemopa/Divulgação

"A gente sempre achou que é um ato de amor a um próximo que, na maioria das vezes, nem sabemos quem é. E o que ficou marcado para gente foi o sentimento de gratidão por ter realizado essa tarefa por livre e espontânea vontade", disse.

O significativo saldo de 125 doações de sangue vai beneficiar cerca de 500 pacientes. O Hemopa Santarém tem a responsabilidade de atender os 20 municípios da região oeste do Pará. E o atendimento transfusional não pode ser interrompido. Por isso, as estratégias para mobilizar voluntários estão cada vez mais intensas, inclusive a possibilidade de realizar coletas aos sábados pelo menos uma vez por mês.

"Nós queremos oferecer uma oportunidade para pessoas que não conseguem doar em dia de semana. E além disso, abraçando alguns grupos e instituições que solicitaram o sábado como opção. Isso vai contribuir efetivamente com o nosso estoque. Cada vez mais temos que trabalhar as estratégias de captação de doadores para manter o estoque satisfatório", destacou Joaquim Azevedo, gestor do Hemocentro.

Serviço

O Hemocentro Regional de Santarém fica na avenida Frei Vicente, 696, entre as Alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 03h12 - Fonte: Climatempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 34°

28° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.