Novo Coronavírus Levantamento

Pesquisa epidemiológica aponta que mais de 21% dos paraenses já foi infectado pelo novo coronavírus

A pesquisa, realizada pelo governo estadual, foi divulgada nesta sexta-feira, 31. Helder Barbalho comentou sobre a possível retomada de aulas na rede pública.

31/07/2020 17h42
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Pará
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma pesquisa epidemiológica realizada pelo Governo do Pará apontou que mais de 21% da população de 52 municípios paraenses já foi infectada com o coronavírus. Na região metropolitana de Belém, o índice de contaminação ultrapassa 30% da população. Das cidades analisadas, Ananindeua foi a que apresentou o maior percentual de contaminação, de 46%. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (31).

De acordo com o governador Helder Barbalho, a pesquisa epidemiológica deve ser realizada em três etapas, com a segunda fase iniciando de forma imediata na próxima segunda-feira (3). Na primeira etapa da pesquisa, foram estudados o índice de contaminação de 52 municípios paraenses. Na segunda fase, desses 52 municípios, 32 devem ser alterados para que ao término das três etapas, todos as cidades do estado tenham participado da pesquisa.

Ao todo, mais de 8.500 pessoas com idade acima de 12 anos, de todas as oito regiões do estado participaram da pesquisa, de acordo com o governo estadual. Apesar do alto índice de contaminação registrado em alguns municípios paraenses, na regiões do Araguaia, por exemplo, no extremo sul do Pará, a pesquisa apontou que apenas 7% da população foi infectada.

Helder Barbalho. (Foto: Agência Pará)

 

Durante a entrevista, Helder Barbalho comentou que apesar da flexibilização de atividades no estado, cuidados para evitar a propagação do vírus devem ser mantidos. "Há uma redução gradativa no número de pessoas com enfermidade, o sistema de saúde hoje vive uma tranquilidade, mas não podemos esquecer o que vivemos pouco tempo atrás (...) É fundamental que as pessoas tenham consciência de que o vírus continua circulando. É importante continuar tendo o isolamento social, é importante manter o uso da máscara, os protocolos de higiene e a consciência de só saia de casa, só faça uma atividade não essencial se for efetivamente fundamental", disse o governador.

Retorno das aulas

Em entrevista ao Jornal Liberal 1ª edição desta sexta, o governador Helder Barbalho comentou que o retorno das aulas na rede pública deve ser reavaliado no 15 de agosto, para revisão de estratégias com base em dados técnicos sobre a doença no estado. Sobre as aulas na rede privada de ensino, o governador disse que o estado está dialogando com o conselho estadual e com operadores privados para analisar protocolos e anunciar uma possível retomada que deve ser feita de forma gradual, levando em consideração a agenda escolar.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Santarém - PA
Atualizado às 07h14 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
9.2 km/h Vento
73.2% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.