Saúde Altamira

Indígena é o 160º paciente recuperado da Covid-19 no Hospital Regional da Transamazônica

Bedjai Xikrin, de 44 anos, ficou internado por seis dias na enfermaria exclusiva para pacientes com a doença.

31/07/2020 10h32
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom HRPT
Ascom HRPT
Ascom HRPT

O final da manhã desta quinta-feira, 30/7, foi de alívio para o indígena Bedjai Xikrin. Com 44 anos, ele foi o 160º paciente recuperado da Covid-19 a receber alta médica do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, em Altamira.

Na saída do hospital, o indígena, que é da etnia Xikrin, foi aplaudido por dezenas de colaboradores da unidade, entre eles, os profissionais que cuidaram de sua saúde nos dias em que permaneceu internado lutando contra a doença. O trabalho desenvolvido por todos os colaboradores no hospital estimula sempre uma despedida com salva de palmas e alegria na alta de pacientes recuperados.

Tímido, o paciente fez um breve agradecimento com a cabeça sobre os seis dias que permaneceu internado.

“Cuidaram bem de mim, estou bem e feliz em voltar para casa”, comemorou.       

A enfermeira Gerlane Honório foi uma das profissionais que cuidou do paciente. Para ela, é sempre uma vitória ver os usuários voltarem para casa.

“Seu Bedjai tinha muita interação com a equipe, entendia bem nossa linguagem e conseguia nos passar exatamente o que ele estava sentindo, e assim, conseguimos ajudá-lo da melhor maneira possível”, relembra a profissional.

Após a alta, o paciente foi levado para a aldeia por um carro da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A partir de agora, o indígena continuará o tratamento em isolamento domiciliar e sendo monitorado.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 16h25 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

34° Sensação
9 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.