Saúde VITÓRIA DO XINGU

Internos recebem ações de saúde, educação e ressocialização

Na nova unidade prisional, o sistema promove ações de saúde. Os internos podem estudar e aqueles que possuem bom comportamento têm prioridade no processo.

30/07/2020 13h18
Por: RB1Notícias Fonte: Site Confirma Notícia
Imagens de Divulgação
Imagens de Divulgação

Um ano após o massacre que resultou na morte de 58 internos no centro de recuperação de Altamira, e mais quatro mortos durante a transferência para Marabá, o sistema mudou. Os corredores escuros e as alas improvisadas deram lugar a espaços mais arejados, com mais segurança e alternativas para os internos que desejam mudar de vida.

O que se viu durante o massacre do dia 29 de julho de 2019 foi uma carnificina. Com as mortes, as críticas ao sistema foram inevitáveis e as dúvidas sobre o processo de ressocialização.

Com a construção do novo presídio, a superlotação foi superada. A unidade regional em Vitória do Xingu tem capacidade para 612 internos e hoje abriga 380, com vagas sobrando. Há espaço para harmonia e a implantação de ações sociais como cursos profissionalizantes que podem permitir que os internos tenham uma formação, requisito indispensável para quem busca uma vida fora do sistema.

Na nova unidade prisional, o sistema promove ações de saúde. Os internos podem estudar e aqueles que possuem bom comportamento têm prioridade no processo.

Segundo o Infopen 2019, o Brasil possui uma população prisional de 773.151 pessoas privadas de liberdade em todos os regimes, caso sejam analisados presos custodiados apenas em unidades prisionais, sem contar delegacias, o país detém 758.676 presos, 33% deles, de presos provisórios.

Especialistas afirmam quem o sistema prisional não irá conseguir ressocializar sozinho, é preciso que a sociedade entenda que o interno um dia vai deixar o presídio, e precisará ser reinserido não apenas no seio familiar, mas no mercado de trabalho.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Vitória do Xingu - PA
Santarém - PA
Atualizado às 13h38 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

35° Sensação
24 km/h Vento
71% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens