Especiais Círio 2020

Diretoria da Festa de Nazaré e Arquidiocese de Belém anunciam dia 6 de agosto se o Círio 2020 será mantido

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil, que é realizada todos os segundos domingos de outubro, em Belém.

24/07/2020 22h58
Por: RB1Notícias Fonte: ROMA NEWS
Reprodução de Rede Social
Reprodução de Rede Social

A Diretoria da Festa de Nazaré divulgará dia (06) de agosto a decisão se o Círio 2020 será realizado ou não. Segundo nota divulgada na tarde desta sexta-feira,(24).

“o anúncio será feito pelo Arcebispo de Belém (Dom Alberto Taveira), após parecer técnicocientífico da Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19, instituída para orientar a decisão sobre o Círio 2020”.

Segundo a DFN, a Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19 foi instituída com a atribuição de avaliar a evolução da pandemia em Belém e Região Metropolitana, através da coleta de dados, exame de estudos e artigos técnicos e interpretação de projeções estatísticas, com o objetivo de formular um parecer técnico sobre a realização do Círio de Nazaré 2020, levando em consideração a ótica médica, a conveniência científica e os possíveis riscos à saúde pública.

A comissão é formada pelo casal de médicos membros da DFN, Cássio e Milena Caldato, e tem como convidados o biólogo Regis Andriolo e os médicos Haroldo José de Matos, Pedro Vasconcelos, Salomão Kahwage Neto e Vânia Brilhante.

O prazo previsto para o trabalho da Comissão era de 60 dias, podendo ser prorrogado, se necessário. O parecer técnico será entregue ao Arcebispo de Belém,  à Paróquia de Nazaré e ao coordenador da DFN, Albano Martins. “Com o parecer desta comissão teremos o embasamento técnico e científico necessário à prolação de uma decisão segura e responsável sobre o Círio de Nazaré”, avalia Albano Martins.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil, que é realizada todos os segundos domingos de outubro, em Belém.

No Pará já foram registrados quase 147 mil casos de covid-19 e quase 6 mil pessoas faleceram, vítimas da doença. Por isso, a preocupação com a enorme aglomeração que o Círio de Nazaré provoca é imensa.

Nesta sexta-feira, (24), a arquidiocese de Santarém, oeste do Pará, divulgou que o Círio de Nossa Senhora da Conceição será realizado na cidade. O arcebispo Dom Irineu Roman anunciou na manhã desta sexta-feira, (24), a manutenção do círio local. A festividade será realizada no dia 22 de novembro e terá como obrigação o uso da máscara de proteção pelos romeiros.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Santarém - PA
Atualizado às 06h53 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
9.2 km/h Vento
73.2% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.