Saúde Alimentação

Veja algumas dicas de alimentação para esse verão

São dicas que garante uma alimentação balanceada e nutritiva para toda família.

24/07/2020 14h26
Por: RB1Notícias Fonte: Ascom HRSP
Imagens Internet
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Mesmo em meio à pandemia, as praias do estado do Pará têm atraído muitas pessoas em busca de diversão. Pensando no bem-estar e lazer dos frequentadores, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), dá dicas importantes de alimentação para aproveitar melhor o verão.

Para a Nutricionista do HRSP, Mariana Oliveira, além dos cuidados que devem ser tomados devido ao novo coronavírus, como a higienização das mãos, uso das máscaras e evitar aglomerações, a alimentação é um item fundamental para os dias de verão, especialmente para quem vai a praia.

“A higiene com os alimentos, a hidratação e a preferência por alimentos leves e in natura são essenciais para garantir uma alimentação balanceada e nutritiva durante o verão. Não podemos esquecer que estamos vivendo uma pandemia, devemos então manter o distanciamento social e adotar os protocolos de higienização para evitar o contagio com a Covid-19” explicou a nutricionista.

A unidade é mantida pelo Governo do Estado do Pará e presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira algumas dicas da especialista para aproveitar com saúde o verão:

Que tipo de alimento é ideal para levar à praia?

Frutas cítricas e tropicais, chás gelados, água de coco e sucos naturais produzidos em casa, de preferência sem açúcar. Sanduíches naturais com pão de forma integral ou pão sírio integral, barra de cereal caseiras, cookies integrais, entre outros.

Quais alimentos devem ser evitados?

Evite alimentos não refrigerados especialmente na praia se for comprar, dentre eles queijos, camarão e sanduíches devido estarem muito tempo fora do ambiente de refrigeração. Modere o consumo da bebida alcoólica, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, comprometendo assim a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

Para as crianças, quais os alimentos mais indicados?

Frutas ou doces a base de frutas, sorvetes de fruta no palito, salada de frutas, gelatinas e vitaminas de frutas. O importante é garantir que as crianças consumam alimentos leves e nutritivos com cardápios saudáveis.

Quais alimentos contribuem a manter o bronzeado?

Os alimentos de coloração amarelo-alaranjados e algumas folhas verde escuras, por serem ricos em nutrientes, como as vitaminas A e E, antioxidantes e o betacaroteno, que estimulam a produção de melanina. Os principais alimentos indicados são cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola, além das folhas verdes escuras como rúcula, couve, espinafre, agrião e brócolis.

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