Especiais Hospital de Campanha

Pacientes do HCS recebem sessão de musicoterapia para auxiliar na recuperação da COVID-19

Com voz e violão, os colaboradores levam um momento de descontração para quem está acostumado com o silêncio dos corredores.

22/07/2020 10h22
Por: RB1Notícias Fonte: ASCOM HCS
Foto: ASCOM HCS
Foto: ASCOM HCS

Os corredores do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) ganham som e melodia toda semana durante a realização do projeto de musicoterapia realizado pelo setor do psicossocial.  A música chega até os pacientes da enfermaria através do talento artístico de alguns colaboradores da Unidade. A proposta do projeto é proporcionar alívio da ansiedade e do estresse para aqueles que estão em tratamento, além de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado. 

A coordenadora do psicossocial da Unidade, Narjara Dantas de Oliveira, explica que os benefícios da musicoterapia vão além de estimular o bom humor. Também aumenta a disposição e, consequentemente, reduz sentimentos negativos que podem prejudicar a evolução do tratamento.

“A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, isso gera motivação e afetividade, aumentando assim a produção de endorfina que estimula a sensação de alegria, conforto e prazer, entre outros benefícios”, enfatiza. 

Para a paciente Maria José da Silva, o momento é de relaxamento.

“Estou aqui há 28 dias e para mim é sempre uma alegria poder ouvir eles tocarem. Esse momento alegra o coração da gente”, disse.

O vocalista da ação e também colaborador da Unidade, Theyllon Matos, falou da emoção de ser voluntário.

“Fiquei honrado por fazer parte desse projeto, afinal tenho uma longa história com a música na minha vida. É muito gratificante ver a emoção nos olhos dos pacientes que, neste momento, precisam de afeto, carinho e amor”, enfatizou.

Foto: Vocalista Theyllon Matos e Breno Souza Instrumentista.

Breno Souza, que é coordenador de farmácia no HCS e também toca violão voluntariamente nas sessões de musicoterapia, ressalta a importância que a música tem.

“Nessa realidade da pandemia, acabamos esquecendo dessa nossa sensibilidade artística. Poder compartilhar um pouco da nossa energia e sentimento através da música é fundamental tanto para nós que fazemos quanto para eles que recebem”, falou.

A equipe responsável pela operacionalização é formada pela psicóloga, assistentes sociais, colaboradores voluntários e tem a retaguarda da enfermagem e dos médicos plantonistas. As sessões são realizadas três vezes por semana e duram até 15 minutos por ala.

Foto: CANTORES_MUSICOTERAPIA

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boletins - Hospital de Campanha de Santarém
Sobre Boletins - Hospital de Campanha de Santarém
Todas as atualizações de Boletins de atendimento no Hospital de Campanha de Santarém.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 12h17 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

35° Sensação
22 km/h Vento
71% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens