Cidades Santarém

Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), emite nota sobre o navio Abaré

Abaré suspende 1ª fase de expedição em comunidades ribeirinhas após duas pessoas testarem positivo para Covid-19.

21/07/2020 16h05 Atualizada há 3 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
Hospital flutuante iniciou a missão no dia 14 de julho para atender Santarém, Aveiro e Belterra — Foto: Ascom/Projeto Saúde e Alegria
Hospital flutuante iniciou a missão no dia 14 de julho para atender Santarém, Aveiro e Belterra — Foto: Ascom/Projeto Saúde e Alegria

O Navio-Hospital Abaré suspendeu a primeira fase da segunda expedição pela região oeste do Pará que leva atendimentos de saúde a ribeirinhos e populações tradicionais. A decisão foi tomada após duas pessoas que fazem parte da equipe de saúde testarem positivo para Covid-19.

A expedição iniciou no dia 14 de julho após as equipes seguirem rigoroso protocolo preventivo à doença antes dos atendimentos a comunidades de Santarém, Aveiro e Belterra.

De acordo com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), devido a uma das enfermeiras manifestar os sintomas da Covid-19 durante a viagem, foram realizados testes do tipo PCR em todos os embarcados, resultando disso duas pessoas com diagnóstico positivo. Deste modo, a embarcação foi colocada em quarentena.

Nota de esclarecimento sobre o navio Abaré

A Universidade Federal do Oeste do Pará informa que, no último dia 14 de julho, o Navio Hospital Escola Abaré saiu de Santarém com destino às 44 comunidades da região do rio Tapajós pertencentes a Santarém. Devido a uma das enfermeiras manifestar os sintomas da Covid-19 durante a viagem, foram realizados testes do tipo PCR em todos os embarcados, resultando disso duas pessoas com diagnóstico positivo.

Deste modo, o Abaré foi colocado em quarentena. A equipe de saúde da Secretaria Municipal de Santarém retornará hoje, 21, três dias antes do término da primeira parte da missão.

Novos testes foram realizados para verificar a possibilidade das equipes do PSA e dos servidores da Ufopa continuarem a expedição nos municípios de Belterra e Aveiro, prevista para iniciar-se no dia 24. O Abaré passa por sanitização diária e as equipes mantêm rigoroso protocolo para evitar a propagação do vírus.

A Ufopa esclarece ainda que, de acordo com o Comunicado 02/2020 do Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), a tripulação e a equipe de saúde foram testadas para a presença de Covid-19 antes da partida do Abaré de Santarém. O início da viagem foi autorizado após a liberação dos resultados dos exames da tripulação e da equipe, que foram negativos.

Todas as ações são precedidas de higiene da equipe e da embarcação, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante os atendimentos dos profissionais, há uso permanente de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo máscaras do tipo face shield, fabricadas pela Ufopa.

Ainda para manter a proteção de todos, o Abaré fica ancorado distante das comunidades. A equipe de profissionais de saúde presta atendimento em terra, e embarcações como lanchas são disponibilizadas para apoio nos deslocamentos.

Santarém, PA, 21 de julho de 2020.

HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ

Reitor da Ufopa

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 13h38 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

35° Sensação
24 km/h Vento
71% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens