Política Investigação

Servidores do Detran-PA são presos por fraudar dados para legalizar carros de origem ilícita

Segundo a investigação, no período de quatro meses no ano de 2018, o grupo realizou cerca de 800 transferências veiculares suspeitas, incluindo diversos carros de luxo.

16/07/2020 21h16 Atualizada há 2 meses
Por: RB1Notícias Fonte: Portal RB1, com informações Ascom PC
Foto: PC/Detran
Foto: PC/Detran

Nesta quinta-feira (16), a Polícia Civil do Pará deflagrou a Operação Zeta, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão na sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Departamento de Trânsito (Detran), em Abaetetuba, nordeste paraense, e na capital, Belém. Três servidores públicos foram presos.

Durante as investigações, os policiais comprovaram que o grupo estaria inserindo dados falsos em sistemas de informação do Detran com o objetivo de legalizar veículos de origem ilícita os quais encontram-se em outros estados do país, principalmente, na região sul. A investigação também constatou que, no período de quatro meses no ano de 2018, o grupo realizou cerca de 800 transferências veiculares suspeitas, incluindo diversos carros de luxo". 

“As transações, possivelmente fraudulentas, eram realizadas com veículos dos modelos das marcas BMW e Porsche. O nome da Operação denominada 'Zeta', tem origem da plataforma de montagem do veículo Camaro (Chevrolet), um dos carros que o grupo criminoso forjou dados para realizar transferência no Estado do Pará", explicou o delegado Breno Ruffeil, titular da Divisão de Combate à Crimes Econômicos e Patrimoniais Cometidos por Meios Cibernéticos. 

Os servidores presos serão ouvidos e irão responder criminalmente além de responderem procedimento administrativo na qual pode culminar na exclusão dos mesmos da Instituição. 

A operação Zeta foi deflagrada pela Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos - Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meios Cibernéticos e pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil (DRCO), com apoio do Núcleo de Inteligência do Detran.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Santarém - PA
Atualizado às 04h42 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

24° Sensação
8.1 km/h Vento
71.6% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.