Saúde Santarém

Santarém é único município no interior do Pará a realizar o exame de Covid-19

Antes, só era possível realizar esse diagnóstico laboratorial na capital, Belém. Inicialmente, o laboratório poderá realizar 4 mil exames.

11/07/2020 10h32 Atualizada há 3 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
 Foto: Kamila Andrade/G1
Foto: Kamila Andrade/G1

A partir desta sexta-feira (10) os exames RT-PCR que detectam a Covid-19 serão realizados em Santarém, no oeste do Pará, no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) que foi implantado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, com o objetivo de facilitar o acesso ao exame na região. O laboratório foi implantado através de parcerias entre pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Saúde, Pró-saúde e Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa).

"Foi a realização de um sonho neste combate, com ajuda dos parceiros que colaboraram para a implantação. Foi junção de várias instituições e com o Governo do Estado, para que essas amostras cheguem para realização dos exames aqui mesmo na região", informou o secretário regional, Henderson Pinto.

De acordo com a secretária da 9ª Regional da Sespa, Marcela Tolentino, esses exames vão seguir o mesmo fluxo anterior, mas ao invés de serem encaminhados para Belém, serão encaminhados para o laboratório molecular no HRBA, onde será feito o diagnóstico. Santarém é o primeiro município do Pará, além da capital, a realizar esse tipo exame. Com isso, também será possível aumentar o quantitativo de exames a serem realizados pelos municípios.

"O benefício será a rapidez na entrega do resultado, além de sair da fila do Laboratório Central, na capital. O laboratório vai abranger três regiões: Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu. Realizar este diagnóstico em Santarém reduzirá o tempo de espera pela confirmação dos resultados", destacou.

Conforme o diretor do HRBA, Hebert Moreschi, será possível evitar a ocupação desnecessária de leitos por longos períodos de tempo por pacientes suspeitos da Covid-19, uma vez que o resultado deverá ficar pronto no mesmo dia, ou em até 72h, dependendo da demanda. Também será possível fazer o monitoramento com mais agilidade dos profissionais da saúde que estão na linha de frente e expostos à contaminação pelo vírus.

"Além de atender a população, o Labimol poderá contribuir com aqueles que cuidam e estão na linha de frente no trabalho da Covid-19. Eles são tão importantes quanto à população, pois eles são soldados, e não dá para vencer a guerra sem os soldados", ressaltou.

O reitor da Ufopa, Hugo Diniz destacou que a ação é muito importante neste momento de crise em meio à pandemia. Além de ajudar neste combate, o laboratório pode ser voltado à pesquisa em geral para contribuir mais ainda por meio da ciência. Dois profissionais da biologia da Ufopa estarão acompanhando todos os protocolos do exame.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 05h28 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 34°

23° Sensação
10.9 km/h Vento
62.1% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.