Novo Coronavírus Saúde

Fisioterapia respiratória auxilia na recuperação de pacientes do Hospital de Campanha de Santarém

Pacientes internados na Unidade recebem fisioterapia respiratória e motora diariamente.

30/06/2020 16h32 Atualizada há 4 dias
Por: RB1Notícias Fonte: Da redação, RB1. COm informações Ascom HCS
Fisioterapia respiratória auxilia na recuperação de pacientes do Hospital de Campanha de Santarém

A fisioterapia respiratória é essencial no tratamento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. No Hospital de Campanha de Santarém (HCS), as sessões com a fisioterapeuta são realizadas em pacientes que necessitam de reexpansão pulmonar. Essa técnica atua em áreas pulmonares que não estão ventilando adequadamente.

A fisioterapia respiratória ajuda na melhora da saturação, que é o transporte de oxigênio pelo sangue. De acordo com a fisioterapeuta, Manoela Ponce, que integra a equipe do Hospital, esse tipo de tratamento é feito com o objetivo de recuperar ou fortalecer funções respiratórias do paciente. “Os pacientes fazem exercícios que podem durar até uma hora. Claro que cada caso é um caso, mas em geral os pacientes do Campanha têm a mesma dificuldade respiratória", explicou.

Ainda segundo Manoela, a fisioterapia respiratória busca manter ou melhorar a capacidade respiratória do indivíduo, remove secreções do trato respiratório como todo, buscando condições mais adequadas de respiração ao paciente. Além disso, as técnicas aplicadas visam a liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar.

Fachada do HSC.

Perfil do paciente que faz fisioterapia na estabilização

De acordo com o fisioterapeuta, Fábio Abreu, o perfil de atendimento da estabilização é de paciente com um quadro mais agravado e que apresenta baixa saturação. “Alguns necessitam ser intubados e outros fazem tratamento por Ventilação Não Invasiva (VNI). Além de adotarmos, em alguns casos, a posição prona, tanto em pacientes intubados quanto pacientes não intubados”, enfatizou.

O atendimento da equipe de fisioterapia do HCS da atenção redobrada para os pacientes que apresentem comprometimento dos pulmões ou que necessitem ficar acamados por um período prolongado e tenham perda de massa muscular. As sessões variam de acordo com o quadro clínico do paciente, podendo durar até uma hora.

Fábio explica que os exercícios promovem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da ativação dos músculos ventilatórios que compõe o sistema respiratório. “Pacientes incapacitados, acamados, também recebem além da fisioterapia motora, a respiratória”, finalizou.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 21h05 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. ° Máx. °

28° Sensação
6 km/h Vento
89% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °